Viva Vôlei vai atender mil crianças e jovens em Itaboraí


A Prefeitura Municipal de Itaboraí firmou, na manhã de quinta-feira (27/06), parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), para implantação do programa Viva Vôlei na cidade. O município será contemplado com cinco centros do projeto capacitados para atender, ao todo, mil crianças e jovens de 7 a 14 anos, com aulas de vôlei de graça.

“Nossa intenção é conscientizar a população de Itaboraí para os benefícios que uma atividade esportiva traz no cotidiano das pessoas”, disse o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo. “O esporte sempre foi um dos meus focos para o município, e o Viva Vôlei é um programa genial, que tem um processo muito bonito, e que vai nos ajudar a reduzir a evasão escolar e promover a integração e inserção social”.

A solenidade, no Salão Nobre da Prefeitura, contou com a presença do coordenador nacional do Programa Viva Vôlei, Marcos Aurélio Gonçalves, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Sérgio Gil, e do subsecretário da Pasta, Alexandre Arêas.

“Ficamos responsáveis pela iniciação e recreação esportiva. Nossas atividades são todas com princípios lúdicos, para, antes de tudo, atender aos princípios do respeito, tolerância, amizade e companheirismo entre os alunos. Mas é claro que, em casos de destaque, podemos levar alguns jovens para serem aproveitados em clubes profissionais”, disse Marcos Aurélio.


As aulas do projeto começarão no início de julho. O Viva Vôlei ficará responsável por ceder todo o material técnico, assim como realizar a reposição periódica, conforme a demanda, e supervisionar os centros, a forma de treinamento, além de capacitar os professores, todos funcionários da Prefeitura.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

“A prática regular de um esporte pode, sem dúvidas, mudar a vida das pessoas, e representa a continuação da educação recebida nas instituições de ensino. Muitas crianças, ao sair da escola, ficam ociosas e sujeitas a aderir à criminalidade. Com projetos esportivos ajudamos a dar uma melhor perspectiva de futuro aos nossos estudantes”, disse o secretário Sérgio Gil.

Sobre o Viva Vôlei

O Viva Vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol, cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 por meio do esporte. Foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Em 2003, foi criado o Instituto Viva Vôlei, para gerenciar o projeto, que tem a chancela e o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrou o Viva Vôlei ao Plano Municipal de Ordem Pública, como atividade de prevenção à violência e de integração social da criança e do adolescente.


Atualmente existem 75 centros em atividade, atendendo cerca de 30 mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 13 estados brasileiros, gerando aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaboraí