Vítimas de picadas de escorpiões aumentam 21% em Franca


A Vigilância Epidemiológica de Franca (SP) registrou 191 casos de pessoas que foram picadas por escorpiões em 2012. O número é 21% maior do que os registros no ano passado, quando 157 pessoas foram picadas. No último dia 21, um menino de 6 anos foi picado dentro do carro da família. A criança foi levada para o hospital, mas morreu depois de ter um inflamação no coração por causa do veneno.

Segundo o Instituto Butantan, os acidentes envolvendo animais peçonhentos aumentam 30% no verão, sendo que a maioria dos casos é registrado em dezembro. “Com o aumento da temperatura, os casos aumentam. A temperatura faz aumentar as pragas urbanas e os escorpiões acabam saindo para se alimentar”, disse o diretor de Vigilância em Saúde de Franca, José Conrado Dias Netto.

Ele também contou quais são os locais escolhidos pelos escorpiões para se esconderem. “O escorpião geralmente está em esgoto ou materiais inservíveis. É importante que população mantenha ralos e soleiras de portas vedados, terrenos baldios limpos e lixo bem acondicionados”, disse.

Das pessoas picadas neste ano em Franca, 24 eram crianças e 16 eram idosos. A Vigilância recebeu notificações de casos por toda a cidade, mas a região com maior incidência é a do Complexo Aeroporto, com 10 casos. Dias Netto disse que o número de vítimas é preocupante. “O importante é que a pessoa picada procure rápido o atendimento e leve esse animal junto para o médico poder ver esse escorpião”, explicou.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Sintomas
O agente de saneamento ambiental Oliveira Alves de Jesus faz parte da estatística e foi picado por escorpião que se escondeu dentro da calça enquanto ele trabalhava em uma obra na cidade. O bicho o picou na perna quando Oliveira volta para casa de moto. “A gente se deparou com vários escorpiões na vala da obra, é muito comum isso. Nós matamos vários deles, mas um conseguiu entrar na minha calça”, contou o agente.

Segundo Jesus, a dor causada pela picada fez com que ele ficasse em alerta. “Eu pensei que fosse uma abelha, mas depois começou a doer demais e eu percebi que algo estava errado. Senti uma dor de cabeça muito forte. Passei uma remédio, mas não resolveu. Fui ao hospital e o médico disse que eu estava com febre. Foi aí que descobri que havia sido um escopião”, concluiu.

Fonte: G1