A Academia Saltense de Letras (ASLe) promove, no próximo dia 11 de outubro, às 14h, na Sala Giuseppe Verdi, em guia da cidade Salto, o lançamento do livro “O tesouro do Guaraú”, de Virgínia Soares Liberalesso, com ilustrações em aquarela por Renata Cruz (Editora Alfaiatar, 2011). Trata-se de uma obra dedicada ao público infantil em que a autora valoriza as paisagens e a história de Salto, a alegria de brincar em contato com a natureza e o encanto das lendas que povoam o imaginário infantil.
A tarde de lançamento terá a presença de autoridades e integrantes da ASLe, além de 120 crianças com idades entre 7 e 8 anos, como convidadas especiais. São alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental do Centro de Educação Municipal de Salto “Maestro Professor Silvestre Pereira de Oliveira”, o CEMUS II.
Na oportunidade, o conteúdo do livro será apresentado pelo ator Paulo Batista, numa contação de história criada pela companhia teatral STCA Produções com base na obra de Virgínia. O trabalho foi dirigido por Marcelo Sanntto. O figurino e acessórios são de Eliane Rocha e a maquiagem, de Evelyn Novaes. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salto, por meio das secretarias da Educação e da Cultura e Turismo.
Sobre a autora
Virgínia Soares Liberalesso nasceu na cidade de Pindamonhangaba, mas mudou-se para Salto ainda criança. Ela é casada há quase 70 anos com o também escritor Ettore Liberalesso. Ao longo desses anos, eles compartilharam ideias e trabalhos importantes para Salto. Com seus conhecimentos da Língua Portuguesa e da história cidade, orientaram escritores e jornalistas mais jovens e os ajudaram a se tornarem profissionais competentes. Muitas dessas pessoas trabalharam com Virgínia e Ettore no jornal “O Trabalhador”, no qual Virgínia cuidava da revisão, editoração e coordenação da gráfica.
Virgínia tem um gosto especial em escrever para crianças, inspirada primeiramente por seus filhos, Anita e Paulo de Tarso, e depois por seus netos Paulo de Tarso Filho e Paulo Breno. Publicou diversos desses contos na revista Família Cristã e também em seu primeiro livro – “Contos de antigamente”. Pessoa discreta, nunca desejou aparecer. Realiza seu trabalho em silêncio e sempre sem alarde.
O livro “O tesouro do Guaraú” será distribuído gratuitamente para bibliotecas e alunos da rede municipal de ensino.
Fonte: Prefeitura de Salto