A missão imposta pela banda Os Opalas a si mesma é a de difundir a música brasileira, mundialmente respeitada por sua alta qualidade e variedade rítmica.
O novo trabalho Mistura Cultural renova e transcende este desafio.
Poderia ser só samba rock. Mas como classificar um gênero que tem como ponto de partida um vasto repertório de vanguarda, que passa pelo samba, soul, rock, jazz, groove, reggae e afrobeat? A banda Os Opalas dá a dica: é a nova música swingada brasileira no seu estado mais puro, prá dançar!
Na trilha da tradição antropofágica, Os Opalas devoram diferentes influências de diferentes culturas – groove, soul, reggae, jazz, afrobeat – e as transforma em combustível para produção de canções autorais, como: “É Prá Dançar”, “4:20 No Baile”, “Mistura Cultural”, “Opalas MC’s”.
O disco foi produzido totalmente independente, dez, de suas onze faixas, são autorais e uma composição do mestre e amigo Marku Ribas. A sonoridade pensada e trabalhada pelo produtor Alexandre Fontanetti gerou a preocupação de usar instrumentos vintage, como uma bateria Gretsch, um piano Rhods, um órgão Hammond.
Em busca de novas parcerias e com a “responsa” de representar a nova geração da música swingada brasileira, Os Opalas convidam Bruna Caram, cantora que desponta na nova cena paulistana e a artilharia pesada: DJ Dan Dan, Renegado, Max B.O. e Dexter. Juntos, na mesma sintonia cultural, antropofágica. Ela, na faixa “É Prá Dançar”, eles, em “Opalas MC’s”. “Usando da nossa mistura, formamos a nossa versão” diz o refrão.
O disco Mistura Cultural pode ser definido como um eco do movimento antropofágico no século XXI. Ele concretiza a mistura de sons, culturas e se torna a versão d’Os Opalas: desafiadora, dançante, atemporal.
No palco, a banda é conhecida pelos seus shows contagiantes, mostra toda sua força, com muito ritmo e balanço, fazendo o público dançar sem parar. Som para ser ouvido, curtido e para deixar que as pernas conduzam corpo e alma para uma viagem imperdível.
Sobre Os Opalas
Américo Rodrigues, baterista e fundador da banda, Melvin Santhana, vocal e guitarra, Renato Cardoso, baixo e Marcelo Biana, percussão formam Os Opalas. Ao lado deles os músicos convidados: Hugo Sodré, teclado, Daniel Rodrigues, trombone e Clayton Santos, sax. Juntos eles dão forma e vida à nova música swingada brasileira no show Mistura Cultural. Mestres como Luís Vagner, Jorge Benjor, Tim Maia são influências neste caldeirão cultural.
O objetivo é transcender através da música e conquistar novos públicos, através da mistura de gêneros. Neste novo trabalho o foco é a música brasileira, com cara e passaporte para despontar no Brasil e no mundo.
Serviço:
O que: Os Opalas
Local: Grazie a Dio
Endereço: Rua Girassol, 67 – Vila Madalena
Data: 25/10 – Sexta – Dj Fred Lima
Abertura da casa: 21h00 – Show: 00h00
Entrada R$30,00 ou Consumação Mínima R$60,00