Vacinação contra sarampo segue até 22 de Julho em Sumaré


De acordo com o boletim divulgado hoje (dia 14) pela Vigilância Epidemiológica de guia Sumaré ainda faltam vacinar 2.614 crianças contra o sarampo. “Precisamos atingir a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde, por isso pedimos para que pais ou responsáveis levem, até dia 22 de julho, as crianças menores de sete anos, à unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, alertou a coordenadora da Vigilância, Cátia Souza.

A vacinação contra a paralisia infantil já ultrapassou a meta. Foram vacinadas, até o momento, 17.593 o que corresponde a 99,72% das 17.643 crianças. Já contra o sarampo foram vacinadas 87,61% das 21.105 crianças estipuladas, ou seja, 18.491 receberam a dose da vacina. Vale lembrar que as unidades de saúde estão vacinando contra as duas doenças.

Cátia pede para que os pais ou responsáveis levem as crianças de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias para receberem as duas gotas da vacina Sabin contra a paralisia infantil. Para crianças entre um e seis anos 11 meses e 29 dias também será oferecida a vacina contra o sarampo. “É importante levar a carteirinha de vacinas, pois será aproveitado o momento para verificar se não existe alguma outra vacina que a criança deixou de tomar”, explicou.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


SINTOMAS

A Vigilância orienta a população para que fique atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. “Aparecendo algum desses sintomas é recomendado procurar imediatamente uma unidade de saúde. Evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica”, alerta Cátia.

Fonte: Prefeitura de Sumaré