O Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Atividade Física – Unesp de Rio Claro está convocando voluntários para participarem do projeto de pesquisa intitulado “Efeitos do treinamento físico aeróbio na prevenção e tratamento da hipertensão arterial em homens e mulheres de meia-idade”. O objetivo é avaliar os efeitos do treinamento físico aeróbio sobre a saúde geral, em especial a cardiovascular de homens e mulheres de meia-idade (faixa etária entre 40 e 65 anos).
Os voluntários deverão apresentar as seguintes condições: idade entre 40 e 65 anos, não ser fumante, não apresentar Diabetes Mellitus e nem obesidade e lesões osteomioarticulares (nos ossos, músculos e articulações) que possam impedir a prática do exercício físico. De acordo com o mestre e doutorando Prof. Carlos Henrique Grossi Sponton, o desenvolvimento do projeto ocorre desde o início do ano passado. “Estamos com, aproximadamente, um ano e meio de coleta de dados. Nesse período, foram avaliadas 70 pessoas entre homens e mulheres, com idades de 40 a 65 anos”, comenta Sponton.
Espera-se com base nos resultados, juntamente com outros dados da literatura, que, futuramente, a prescrição do exercício físico possa ser realizada de forma mais individualizada, buscando, assim, otimizar os benefícios da prática regular de exercício físico sobre a saúde em geral, em especial a saúde cardiovascular. “Os benefícios da prática regular de exercício físico sobre a saúde cardiovascular (redução da pressão arterial entre outros benefícios) já estão bem estabelecidos na literatura científica para pessoas hipertensas. Entretanto, algumas pessoas apresentam melhores respostas ou maiores benefícios quando comparadas a outras. Dessa forma, a novidade do estudo é avaliar se alguns marcadores genéticos poderiam estar envolvidos nessas diferentes respostas entre os indivíduos, especialmente sobre a redução da pressão arterial, quando os mesmos são submetidos ao exercício físico”, explica.
As atividades são divididas em períodos de avaliação – início e ao final do projeto – e treinamento físico. São realizadas avaliações dos parâmetros antropométricos (peso corporal, índice de massa corporal e circunferência abdominal), cardiovasculares (pressão arterial de repouso, pressão arterial de 24h – MAPA – e frequência cardíaca) e bioquímicos (colesterol total, LDL-C, HDL-C, VLDL-C, triglicerídeos, glicemia, entre outros), assim como algumas análises genéticas. O treinamento físico é realizado em esteira ergométrica, em ambiente climatizado, com supervisão de professores de educação física (alunos do programa de pós-graduação Unesp), por um período de dois meses.
O voluntários necessitam comparecer três vezes por semana ao laboratório (segunda, quarta e sexta-feira ou terça, quinta e sábado). O período total de participação no projeto, incluindo os de avaliação e de treinamento físico, é de, aproximadamente, três meses e meio. O Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Atividade Física localiza-se junto ao Departamento de Educação Física da Unesp Rio Claro, sob coordenação da Profª Drª Angelina Zanesco. Para mais informações: (19) 3526-4324. O recrutamento de voluntários ocorre até a primeira semana de setembro.
Fonte: Jc Rio Claro