Unesp Rio Claro recruta voluntários para estudo sobre os efeitos das atividades físicas


O Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Atividade Física – Unesp de Rio Claro está convocando voluntários para participarem do projeto de pesquisa intitulado “Efeitos do treinamento físico aeróbio na prevenção e tratamento da hipertensão arterial em homens e mulheres de meia-idade”. O objetivo é avaliar os efeitos do treinamento físico aeróbio sobre a saúde geral, em especial a cardiovascular de homens e mulheres de meia-idade (faixa etária entre 40 e 65 anos).

Os voluntários deverão apresentar as seguintes condições: idade entre 40 e 65 anos, não ser fumante, não apresentar Diabetes Mellitus e nem obesidade e lesões osteomioarticulares (nos ossos, músculos e articulações) que possam impedir a prática do exercício físico. De acordo com o mestre e doutorando Prof. Carlos Henrique Grossi Sponton, o desenvolvimento do projeto ocorre desde o início do ano passado. “Estamos com, aproximadamente, um ano e meio de coleta de dados. Nesse período, foram avaliadas 70 pessoas entre homens e mulheres, com idades de 40 a 65 anos”, comenta Sponton.

Espera-se com base nos resultados, juntamente com outros dados da literatura, que, futuramente, a prescrição do exercício físico possa ser realizada de forma mais individualizada, buscando, assim, otimizar os benefícios da prática regular de exercício físico sobre a saúde em geral, em especial a saúde cardiovascular. “Os benefícios da prática regular de exercício físico sobre a saúde cardiovascular (redução da pressão arterial entre outros benefícios) já estão bem estabelecidos na literatura científica para pessoas hipertensas. Entretanto, algumas pessoas apresentam melhores respostas ou maiores benefícios quando comparadas a outras. Dessa forma, a novidade do estudo é avaliar se alguns marcadores genéticos poderiam estar envolvidos nessas diferentes respostas entre os indivíduos, especialmente sobre a redução da pressão arterial, quando os mesmos são submetidos ao exercício físico”, explica.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


As atividades são divididas em períodos de avaliação – início e ao final do projeto – e treinamento físico. São realizadas avaliações dos parâmetros antropométricos (peso corporal, índice de massa corporal e circunferência abdominal), cardiovasculares (pressão arterial de repouso, pressão arterial de 24h – MAPA – e frequência cardíaca) e bioquímicos (colesterol total, LDL-C, HDL-C, VLDL-C, triglicerídeos, glicemia, entre outros), assim como algumas análises genéticas. O treinamento físico é realizado em esteira ergométrica, em ambiente climatizado, com supervisão de professores de educação física (alunos do programa de pós-graduação Unesp), por um período de dois meses.

O voluntários necessitam comparecer três vezes por semana ao laboratório (segunda, quarta e sexta-feira ou terça, quinta e sábado). O período total de participação no projeto, incluindo os de avaliação e de treinamento físico, é de, aproximadamente, três meses e meio. O Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Atividade Física localiza-se junto ao Departamento de Educação Física da Unesp Rio Claro, sob coordenação da Profª Drª Angelina Zanesco. Para mais informações: (19) 3526-4324. O recrutamento de voluntários ocorre até a primeira semana de setembro.

Fonte: Jc Rio Claro