Façamos um exercício de memória para voltarmos no tempo, justamente quando o revival do garage rock dos anos 80 dava seus últimos suspiros e o grunge estava em seu estado embrionário.
Nessa época, no início dos anos 90, em Bellingham, cidade satélite de Seattle, surgiu o Mono Men, com uma proposta de apresentar guitarras distorcidas, com alta voltagem e uma base sólida como granito.
O Mono Men segue o legado de grupos como The Sonics, The Wailers e o rock matador de Radio Birdman, The Saints, Link Wray e MC5. Integrado ao movimento grunge, o Mono Men é um dos precursores dessa revolução sonora e uma das maiores referências do estilo, com um rock que mais parece uma verdadeira metralhadora de riffs, indispensável para os amantes do garage rock e do rock and roll pesado e sem frescuras.
Entre 1987 e 1998 lançaram uma dezena de discos, sempre com críticas positivas, e passaram por Europa, México, Japão e Canadá com turnês explosivas.
O Mono Men também protagonizou o filme Hype!, o documentário definitivo sobre a cena de Seattle, que mostra o boom do grunge e como ele nasceu na frente da casa do guitarrista Dave Crider, líder do Mono Men e dono da Estrus Records.
Depois de oito anos separados, a banda se reuniu para uma série de shows em 2006, como parte da turnê “Spanich Attack”. De volta aos palco em 2013, o Mono Men se prepara para sua primeira experiência na América do Sul.
A turnê “Lock up Yer Grandmas” começa dia 28/08 na Argentina e continua com três datas no Brasil: 30/08 na Clash Club, em São Paulo, dia 31/08 a banda é uma das atrações do festival Porão do Rock, em Brasília, e dia 01/09 em Goiânia.
Informações
Local: Clash Club
Endereço: R. Barra Funda, 969 – Santa Cecília
Data: 30 de agosto de 2013
Horário: Sexta-feira, às 20h.
$ Preço: R$ 50,00 a R$ 120,00
Fonte: Filtro Cultural