Três novas linhas intermunicipais que ligam Hortolândia às cidades de Monte Mor e Campinas vão começar a funcionar a partir do próximo sábado. Além dos três municípios, guia Sumaré também será beneficiada. As mudanças fazem parte da segunda fase do Plano de Reorganização do Transporte Intermunicipal da RMC (Região Metropolitana de Campinas), executada pelo governo estadual e pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
O plano prevê aumento na mobilidade e mais opções de deslocamento na região, com tempo menor. Os passageiros terão acessos a diversos polos de interesse em Campinas, como aos shoppings Dom Pedro e Campinas Shopping, aos terminais Campo Grande, Metropolitano e Multimodal, e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A tarifa de acesso ao Terminal Metropolitano de Hortolândia será fixada em R$ 2,90. Os usuários dos quatro municípios poderão contar com maior mobilidade e regularidade das linhas, segundo garante a EMTU.
No Terminal de Hortolândia, haverá o sistema de livre transferência entre as linhas metropolitanas, em que o usuário paga a tarifa na linha de origem e não paga outra tarifa nas linhas do Terminal. As três novas linhas saem do Terminal Metropolitano de Hortolândia. A 742 fará ligação direta para o Terminal Campo Grande, em Campinas; a 745 vai até o Jardim Capuavinha, em Monte Mor, via Terminal Rodoviário da cidade; e a 746 vai até a Unicamp, via Parque Dom Pedro.
Entre outras mudanças, a linha 741, que liga o Terminal de Hortolândia ao Terminal Magalhães Teixeira, em Campinas, contará com viagens semi-expressas que vão levar 25 minutos. Com o novo sistema operacional serão feitas, em média, 112 viagens, com intervalo de aproximadamente 15 minutos.
Sumaré
Em Sumaré, nove linhas metropolitanas ligam a cidade a Hortolândia. Três delas serão inclusas no sistema de integração física e tarifária: as linhas 656 (Terminal Rodoviário de Sumaré ao Jardim São Bento, via Jardim Amanda, em Hortolândia), 670 (Terminal de Sumaré ao Jardim São Bento, via Jardim Amanda e Jardim São Sebastião, em Hortolândia) e 672 (Terminal de Sumaré ao bairro Taquara Branca, em Hortolândia).
Fonte: Jornal O Liberal