A AES Eletropaulo informou na tarde desta quarta-feira que o transformador que explodiu ontem na rua Frederico Steidel, bairro Santa Cecília, no centro de São Paulo, passou por uma inspeção em dezembro de 2011. À época, o equipamento estava em condições regulares de funcionamento, segundo a empresa.
A explosão aconteceu por volta das 20h30 e fez com que quatro placas de concreto se levantassem. Uma atingiu um Gol que estava estacionado no local. Os estilhaços atingiram outros quatro carros que estavam do outro lado da rua, um estabelecimento comercial e uma pessoa.
O transformador foi substituído em junho de 2009 e passou por uma manutenção em dezembro de 2011.
A companhia de energia também disse que já iniciou os trabalhos para a identificação das causas da explosão. Por volta das 13h30 desta quarta, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditava a faixa da direita da via e o passeio para a realização da perícia.
A região ficou sem energia elétrica ontem das 20h45 às 20h55, segundo a companhia. Vizinhos relataram à Folha que a rua alaga quando chove.
Ontem (17), a companhia afirmou que o problema poderia ter sido causado por um curto-circuito no transformador subterrâneo.
Fonte: Folha.com