Apesar de programada para começar nesta segunda-feira (1), a fiscalização da zona azul em Sumaré foi adiada. A previsão é de que a aplicação de multa seja iniciada na próxima semana, já que a empresa Rizzo Comércio e Serviço de Mobiliário Urbano, que venceu a licitação, está providenciando os tablets que serão utilizados na fiscalização. No entanto, o supervisor do serviço na cidade, Ivan Luiz Cury, afirma que o treinamento e o trabalho de conscientização do motorista que estaciona na região central continuam.
Até que os dispositivos cheguem, será disponibilizado aos motoristas uma ‘raspadinha’, na qual será informado data e horário do estacionamento. Posteriormente, o serviço de Zona Azul em Sumaré será digitalizado.
A fiscalização contará com o apoio da Guarda Municipal. Após dez minutos de tolerância, segundo o supervisor, a empresa notificará os patrulheiros, que terão um tablet com informações atualizadas e poderão aplicar a multa. O estacionamento irregular é considerado infração leve (três pontos na carteira) e prevê multa de R$ 53,20.
Será cobrado R$ 1 a cada hora que o veículo estiver estacionado. “Por ser um estacionamento rotativo, os veículos poderão ficar estacionados no máximo por duas horas”, afirma Cury. São 746 vagas espalhadas na Avenida Sete de Setembro e nas ruas Antonio Jorge Chebab, Antonio do Vale Melo, Rua Dom Barreto, José Maria Miranda, Pedro Consolin, Ângelo Ôngaro, Justino França e Ipiranga. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural, todas as vagas destinadas a Zona Azul já estão devidamente sinalizadas.
Durante os dias úteis, o serviço funcionará das 9h às 18h. Aos sábados, o sistema irá vigorar das 9h às 13h. Nos domingos, feriados e em horários fora do estabelecido na lei, o estacionamento é gratuito.
Fonte: Jornal O Liberal