Funcionários públicos municipais da cidade Sumaré, principalmente os ligados ao atendimento direto à população, como os que trabalham em recepções ou em áreas da educação, cultura e saúde, receberão cursos de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Os cursos serão nas segundas-feiras e começam neste dia 2 de maio, a partir das 8 horas, na sede da NISFRAM, que é uma entidade assistencial da Área Cura, na Rua Palmiro Novi, 297, Parque Ipiranga. Serão 13 segundas-feiras, portanto até 25 de julho, com três horas aulas diárias, com instrutor de LIBRAS Domingos Antonio da Silva. Devem participar do primeiro dos 4 módulos, 30 funcionários públicos de instalações municipais localizadas na Área Cura.
O objetivo dos cursos é dar excelência na qualidade de atendimento também às pessoas com deficiências de fala e audição, de forma que nenhum munícipe sinta-se excluído.
Os cursos serão divididos em módulos geográficos para atender servidores das seis regiões sumareenses (Área Cura, Centro, Picerno, Nova Veneza, Matão e Maria Antonia-Dallorto).
A iniciativa dos cursos é da NISFRAM e a Prefeitura de Sumaré, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (da Secretaria Municipal de Governo e Participação Cidadã), buscou a parceria com a entidade assistencial , fundada há 10 anos, e que representa os bairros Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã. O secretário do Governo e Participação Cidadão Francisco de Assis Pereira de Campos, o Tito, fará o curso.
Segundo André Rosa, coordenador municipal de políticas públicas para a pessoa com deficiência, o projeto é inédito, Sumaré é a primeira Prefeitura no estado a capacitar funcionários com curso de LIBRAS.
Segundo ele, a definição para realizar o primeiro módulo do curso na Área Cura ocorreu após reuniões com os secretários municipais João Eduardo Gaspar (Cultura, Esportes e Lazer) e João José Haddad Araújo (Educação).
Posteriormente serão marcadas datas para os próximos módulos do curso, que atenderão funcionários do Centro-Picerno, Nova Veneza-Dallorto e Matão-Maria Antonia. No ano passado, a Prefeitura de Sumaré, com profissionais do Cirase, capacitou com LIBRAS funcionários das áreas de saúde e educação, além de 65 dos então 100 guardas, que compunham a Guarda Civil Municipal de Sumaré (GCMS), sendo que também participou da capacitação o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Mauro Jorge Cegantin.
A NISFRAM
A NISFRAM é uma entidade sumareense que mantém parceria com a Prefeitura de Sumaré e trabalha com projetos e ações socioculturais voltados as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Entre os projetos desenvolvidos na entidade está o TQT (Teclas que Transformam), com oficinas gratuitas de informática, vídeo, animação (em stop motion), robótica (com peças Lego), fotografia, empreendedorismo e LIBRAS.
O trabalho desenvolvido pela NISFRAM inclui ainda acompanhamento com fonoaudiólogo, apoio e estímulo à continuidade e elevação da escolaridade, reforço escolar, encaminhamento a empresas para contrato de trabalho, direcionamento para entrevistas de emprego, entre outros.
A capacitação em LIBRAS é oferecida, gratuitamente, para pessoas sem deficiência auditiva, interessadas na cultura surda, profissionais da rede de atendimento básico municipal (escolas, centros de saúde, etc), familiares e empresas. Marcela Lagar é a coordenadora pedagógica da entidade e contatos com a NISFRAM podem ser feitos pelo telefone (19) 3832-1748 ou pelo email [email protected].
Fonte: Prefeitura de Sumaré