Servidores de Sumaré terão cursos de LIBRAS, a partir de 2 de maio


Funcionários públicos municipais da cidade Sumaré, principalmente os ligados ao atendimento direto à população, como os que trabalham em recepções ou em áreas da educação, cultura e saúde, receberão cursos de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Os cursos serão nas segundas-feiras e começam neste dia 2 de maio, a partir das 8 horas, na sede da NISFRAM, que é uma entidade assistencial da Área Cura, na Rua Palmiro Novi, 297, Parque Ipiranga. Serão 13 segundas-feiras, portanto até 25 de julho, com três horas aulas diárias, com instrutor de LIBRAS Domingos Antonio da Silva. Devem participar do primeiro dos 4 módulos, 30 funcionários públicos de instalações municipais localizadas na Área Cura.

O objetivo dos cursos é dar excelência na qualidade de atendimento também às pessoas com deficiências de fala e audição, de forma que nenhum munícipe sinta-se excluído.

Os cursos serão divididos em módulos geográficos para atender servidores das seis regiões sumareenses (Área Cura, Centro, Picerno, Nova Veneza, Matão e Maria Antonia-Dallorto).


A iniciativa dos cursos é da NISFRAM e a Prefeitura de Sumaré, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (da Secretaria Municipal de Governo e Participação Cidadã), buscou a parceria com a entidade assistencial , fundada há 10 anos, e que representa os bairros Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã. O secretário do Governo e Participação Cidadão Francisco de Assis Pereira de Campos, o Tito, fará o curso.

Segundo André Rosa, coordenador municipal de políticas públicas para a pessoa com deficiência, o projeto é inédito, Sumaré é a primeira Prefeitura no estado a capacitar funcionários com curso de LIBRAS.

Segundo ele, a definição para realizar o primeiro módulo do curso na Área Cura ocorreu após reuniões com os secretários municipais João Eduardo Gaspar (Cultura, Esportes e Lazer) e João José Haddad Araújo (Educação).

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Posteriormente serão marcadas datas para os próximos módulos do curso, que atenderão funcionários do Centro-Picerno, Nova Veneza-Dallorto e Matão-Maria Antonia. No ano passado, a Prefeitura de Sumaré, com profissionais do Cirase, capacitou com LIBRAS funcionários das áreas de saúde e educação, além de 65 dos então 100 guardas, que compunham a Guarda Civil Municipal de Sumaré (GCMS), sendo que também participou da capacitação o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Mauro Jorge Cegantin.


A NISFRAM

A NISFRAM é uma entidade sumareense que mantém parceria com a Prefeitura de Sumaré e trabalha com projetos e ações socioculturais voltados as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Entre os projetos desenvolvidos na entidade está o TQT (Teclas que Transformam), com oficinas gratuitas de informática, vídeo, animação (em stop motion), robótica (com peças Lego), fotografia, empreendedorismo e LIBRAS.

O trabalho desenvolvido pela NISFRAM inclui ainda acompanhamento com fonoaudiólogo, apoio e estímulo à continuidade e elevação da escolaridade, reforço escolar, encaminhamento a empresas para contrato de trabalho, direcionamento para entrevistas de emprego, entre outros.

A capacitação em LIBRAS é oferecida, gratuitamente, para pessoas sem deficiência auditiva, interessadas na cultura surda, profissionais da rede de atendimento básico municipal (escolas, centros de saúde, etc), familiares e empresas. Marcela Lagar é a coordenadora pedagógica da entidade e contatos com a NISFRAM podem ser feitos pelo telefone (19) 3832-1748 ou pelo email [email protected].

Fonte: Prefeitura de Sumaré