O SENAI Brás oferece Cursos de Aprendizagem Industrial para as qualificações de Eletricista de Manutenção, Mecânico de Usinagem, Marceneiro e Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo.
Em nível técnico, oferece curso direcionado para as habilitações de Técnico em Mecatrônica, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Mecânica e Técnico em Telecomunicações.
Realiza ainda cursos de curta duração – formação continuada para jovens e adultos – que visam a qualificação, requalificação, aperfeiçoamento ou especialização nas áreas de: Alimentos, Automação Industrial, Comunicação e Relações Humanas, Desenho e Cálculo, Eletroeletrônica, Gestão e Administração, Informática, Madeira e Mobiliário, Mecânica, Metrologia, Saúde e Segurança no Trabalho e Telecomunicações.
Cursos de formação continuada também podem ser estruturados sob medida, a partir de demandas específicas das empresas.
A unidade também presta assistência técnica e tecnológica e serviços técnicos especializados às empresas industriais.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, foi criado em 22 de Janeiro de 1942 através de Decreto Lei do então Presidente da República, Sr. Getúlio Vargas, com o desafio de atender uma demanda de qualificação da força de trabalho que era empregada pela indústria brasileira que se encontrava carente deste suporte para ver assegurado o seu crescimento.
Logo em seguida, já em setembro de 1942, o SENAI iniciava suas atividades no Estado de São Paulo, providenciando a compra de terrenos e prédios onde seriam instaladas suas escolas, realizando o cadastramento das indústrias existentes, bem como a quantidade de pessoas empregadas nestas empresas.
Tão antiga quanto o próprio SENAI-SP, em 02 de agosto de 1943, a Escola SENAI “Roberto Simonsen” iniciava suas atividades em dois endereços próximos ao atual. Ela já nascia com grandes proporções para o atendimento das largas demandas que caracterizam São Paulo como centro econômico e pólo tecnológico do País.
Devido a essa diversificação das exigências, a Escola desenvolveu uma característica peculiar que é a alta capacidade de responder com rapidez e competência às mudanças do mercado de trabalho, que se renova e cambia constantemente.
Assim, atenta às novas e urgentes demandas surgidas no contexto de crescimento econômico e rápido desenvolvimento industrial da capital paulista, a Escola SENAI “Roberto Simonsen”, ao longo da sua história, consolidou-se, expandiu-se e diversificou-se. Para uma organização de formação profissional, a adaptação da sua oferta à evolução e à demanda do seu ambiente implica redefinir de maneira permanente as suas ações de educação profissional e seus objetivos, repensar os seus conteúdos, elaborar métodos e formas de organização que permitam ter em conta os requerimentos da indústria e as necessidades individuais das pessoas que devem ser formadas e, finalmente, ser capaz de pôr em prática esses programas, métodos e organizações.
Reconhecida pela sociedade em geral e pela indústria paulistana em particular, a Escola oferece às empresas industriais e à comunidade serviços profissionais diversificados, posicionando-se como uma provedora de soluções educacionais e tecnológicas em apoio às políticas que objetivam incrementar a competitividade da indústria brasileira.
Esta particularidade fez desta Unidade um laboratório para ensaios de quase todas as iniciativas educacionais que ocorreram e ocorrem no Departamento Regional.
Assim, os mais diversos cursos e programas, numa ampla variedade tecnológica, já foram instalados na Escola SENAI “Roberto Simonsen”, fazendo dela um centro de referência, difusão e excelência em educação para o trabalho, trazendo orgulho a todos que de sua equipe participam além do forte desejo de contribuir continuamente para a perpetuação desta liderança.
O primeiro curso de ferramentaria da América do Sul foi instalado nessa escola, em 1962. Cursos técnicos passaram a ser oferecidos a partir de 1971. A informática industrial foi introduzida na prática de oficina, com a implantação da primeira máquina de comando numérico computadorizado, em 1982.
Hoje, a Escola SENAI “Roberto Simonsen” concentra suas atividades em cursos de vários níveis, nas áreas de: mecânica, telecomunicações, eletroeletrônica, mecatrônica, marcenaria e gás.
SENAI Brás Curso
O SENAI Brás oferece cursos nas seguintes áreas:
- Formação Inicial e Continuada
- Aprendizagem Industrial
- Cursos Técnicos
- Curso Superior
- Pós-Graduação
- Curso In Company
SENAI Brás Boleto
Pelo site do SENAI você pode fazer a reimpressão do boleto.
Informe seu CPF para consultar os boletos em aberto e reimprimi-los ou clique para acessar o Portal Financeiro
SENAI Brás Confeitaria
O confeiteiro planeja e executa as operações do processo de fabricação de bolos e doces, do balanceamento ao acabamento final do produto, de acordo com as tendências do mercado no que diz respeito a matérias-primas e equipamentos, seguindo normas e padrões de qualidade, higiene, segurança, prevenção de acidentes e preservação ambiental.
REQUISITO
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá estar cursando o Nível Fundamental a partir da 6 ª série.
SENAI Brás Corte e Costura
O Curso de Qualificação Profissional Corte e Costura Sob Medida tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à construção de moldes, corte e confecção da peças do vestuário.
REQUISITO
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter completado a 4ª série do Nível Fundamental.
Horário de Funcionamento SENAI Brás
- Segunda a sexta das 7h40 ás 18h / Sabado das 7h ás 18h
Onde Fica, Endereço e Telefone SENAI Brás
- R. Monsenhor Andrade, 298 – Brás – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 3322-5000
Outras informações e site
- Mais informações: www.bras.sp.senai.br
Mapa de localização
