O prefeito da cidade Franca (SP), Alexandre Ferreira (PSDB), exonerou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Wilson Teixeira, nesta segunda-feira (17). Baseada em uma lei municipal de “Ficha Limpa”, a medida foi tomada após Teixeira ter sido condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O ex-secretário recorreu da sentença.
Após o afastamento, a pasta será comandada interinamente pelo vice-prefeito da cidade Fernando Baldochi (PMDB). A Prefeitura de Franca informou que não é descartada a possibilidade de Baldochi ficar em definitivo no cargo.
No começo do mês Teixeira foi condenado pela Justiça por improbidade administrativa e sentenciado a perda de seus direitos políticos por oito anos. Ele foi acusado pelo Ministério Público de ter aprovado um loteamento no bairro Ana Dorotheia com irregularidades na infraestrutura.
De acordo com o promotor de Justiça Paulo Borges, autor do processo que culminou na condenação, além de o loteamento estar em condições inadequadas, o secretário era sócio de uma empresa na cidade Franca que tinha sido contratada para o empreendimento. “Havia um conflito de interesse muito sério. (…) É caracterizada improbidade administrativa a aprovação e a fiscalização pelo próprio secretário municipal que tinha interesse naquele empreendimento”, disse Borges.
Com a decisão, Wilson Teixeira também não poderá participar de contratos públicos por dez anos. O processo contra o ex-secretário ainda poderá ser julgado em Brasília (DF).
Fonte: G1