Secretário de Franca é afastado após condenação por improbidade


O prefeito da cidade Franca (SP), Alexandre Ferreira (PSDB), exonerou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Wilson Teixeira, nesta segunda-feira (17). Baseada em uma lei municipal de “Ficha Limpa”, a medida foi tomada após Teixeira ter sido condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O ex-secretário recorreu da sentença.

Após o afastamento, a pasta será comandada interinamente pelo vice-prefeito da cidade Fernando Baldochi (PMDB). A Prefeitura de Franca informou que não é descartada a possibilidade de Baldochi ficar em definitivo no cargo.

No começo do mês Teixeira foi condenado pela Justiça por improbidade administrativa e sentenciado a perda de seus direitos políticos por oito anos. Ele foi acusado pelo Ministério Público de ter aprovado um loteamento no bairro Ana Dorotheia com irregularidades na infraestrutura.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


De acordo com o promotor de Justiça Paulo Borges, autor do processo que culminou na condenação, além de o loteamento estar em condições inadequadas, o secretário era sócio de uma empresa na cidade Franca que tinha sido contratada para o empreendimento. “Havia um conflito de interesse muito sério. (…) É caracterizada improbidade administrativa a aprovação e a fiscalização pelo próprio secretário municipal que tinha interesse naquele empreendimento”, disse Borges.

Com a decisão, Wilson Teixeira também não poderá participar de contratos públicos por dez anos. O processo contra o ex-secretário ainda poderá ser julgado em Brasília (DF).

Fonte: G1