Por sugestão do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal da cidade Ferraz de Vasconcelos, Willians Santos (PPS), o Willians do Gás, a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com outros órgãos competentes do município poderá desencadear uma campanha de conscientização junto aos profissionais que atuam como manicure. A meta é convencê-los da importância da prevenção contra o vírus da hepatite B.
Na indicação, Willians do Gás destaca que existe na cidade uma enorme quantidade de salão de cabeleireiro e, no tocante, ao trabalho de manicure o risco de acontecer uma contaminação por pela a doença é maior ainda. Para ele, a hepatite B é uma moléstia silenciosa, porém, com o passar do tempo pode causar grande danos a saúde humana.
Ainda, segundo ele, pesquisa feita no Estado de São Paulo revela que a categoria de manicure é vulnerável a contrair a doença. Além disso, de acordo com o Instituto Emílio Ribas, o mais agravante é que 81% desses profissionais não têm o hábito de tomar a vacina para prevenir-se da doença. A mesma enfermidade também poderá atingir o cliente.
“A hepatite pode ser transmitida por uma pequena e simples gota de sangue, entretanto, caso o líquido esteja infectado pelo o vírus B está concluída a sua contaminação. Por isso, é recomendável que esses profissionais procurem usar luvas, lixas e palitos descartáveis e, ao mesmo tempo, proceder à higienização correta dos instrumentos em aparelhos de esterilização”, finaliza Willians do Gás.
Fonte: Câmara de Ferraz de Vasconcelos