Após enfrentar problemas como a falta de coleta de lixo, serviço de emergência sem telefone, atendimento precário nos postos de saúde, entre outras situações desagradáveis, a população de Ferraz de Vasconcelos se depara com mais um problema, desta vez na educação.
A falta de estrutura nas creches municipais foi constatada pela secretária da Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. Entre os espaços apontados por ela como problemáticos está a unidade educacional Rosa Ferrari Basile, no Jardim Castelo.
Logo na entrada do imóvel há várias frutas espalhadas no chão do pátio. Segundo funcionários, são de uma feira que é realizada em frente à creche e quando chove a sujeira vai para dentro da escola. A direção já reclamou, mas nada foi feito. Além disso, há o problema do esgoto entupido. No parquinho a situação não muda muito. O mato está alto, há muita sujeira no chão e os brinquedos estão quebrados. O escorregador, por exemplo, está enferrujado e faltando uma tábua, segundo reportagem exibida nesta terça-feira (15).
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, uma empresa está sendo contratada de forma emergencial para limpar todas as escolas, dos pátios até as caixas d’ água. “Em todas elas, os quintais estão nessas condições”, salientou.
Do lado de dentro do centro de educação infantil, ainda há resquícios de uma enchente que ocorreu no último final de semana. Segundo a agente administrativa Renata Araújo da Cruz, os alagamentos são comuns. “Quando alagava e tinha aula, aí a situação ficava feia. Com as crianças aqui, a gente tinha que levantá-las e entrar em contato com os pais para eles virem buscar com urgência. Teve um dia que estávamos em reunião de pais e tivemos que improvisar uma ponte para que eles conseguissem sair”.
De acordo com a chefe da pasta, as aulas para o ensino infantil começaram dia 10, mas uma medida emergencial foi tomada. “Não havia tempo para colocarmos esta escola em ordem antes das aulas. Por isso, levamos estas crianças para a unidade ao lado, a pedido das mães, que estavam desesperadas pois tinham que trabalhar e não tinham com quem deixar seus filhos”. A previsão é que as crianças voltem a ter aula na Rosa Ferrari Basile em 14 de fevereiro.
Outra creche
A creche municipal Bruna Arina Belloni também apresenta problemas, de acordo com a reportagem . Ela foi inaugurada no final do ano passado e assim como na outra unidade, o mato alto faz parte do cenário. A parede está pichada e em seu interior há apenas uma cafeteira na cozinha. A fiação elétrica também está exposta e a porta de entrada tem um tapume de madeira.
O espaço foi projetado para atender cem crianças de 6 meses a 3 anos, mas, apesar de ter sido entregue, precisa de obras para ficar em condições de uso. A previsão é que os reparos terminem até o final de fevereiro. “Eu fico muito triste em saber que tem uma verba para educação e saber que ela não foi utilizada devidamente”, finalizou a secretária Maria Aparecida Cervan Vidal.
Resposta
A Reporatagem tentou falar com o ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra sobre os problemas encontrados, mas sua secretária informou que ele está viajando.
Fonte: G1