Saúde inicia Mutirão de Mamografia em Franca


Cerca de duas mil mulheres poderão fazer, gratuitamente, o exame de mamografia, através da rede pública municipal de saúde da cidade de Franca. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Alexandre Ferreira.

O mutirão é destinado às mulheres com 40 anos ou mais, que não tenham feito o exame de mamografia no ano passado. Os procedimentos serão realizados até o final de julho.

Os exames já podem ser solicitados nas Unidades Básicas de Saúde, onde a paciente sai da unidade com o encaminhamento em mãos e poderá fazer em seguida o agendamento do exame em uma das clínicas conveniadas. Além da livre procura, a secretaria de Saúde vai fazer também um trabalho de divulgação.

As mulheres serão orientadas pelos médicos ao passarem por consultas clínicas ou ainda quando estiverem acompanhando outros pacientes.


As participantes de grupos de programas e projetos da área da saúde também vão receber informações sobre como funciona o mutirão de mamografia e a orientação para fazer o agendamento. Os objetivos, segundo Ferreira, são o diagnóstico precoce do câncer de mama, o tratamento oportuno em fase curável e a redução do número de mortes ocasionadas pela doença.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Os exames serão feitos em clínicas conveniadas com a Prefeitura. Um dos benefícios da mamografia é poder detectar o câncer enquanto o nódulo é ainda muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente.

A mamografia é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios-x em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas, nem sintomas de câncer mamário.

O exame é rápido, dura apenas de 10 a 15 minutos. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios-x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista, especialmente treinado, para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas.


Fonte: Prefeitura de Franca