Sapatos coloridos e com brilho são aposta de empresários na Francal


Cor e brilho aliados ao conforto e ao estilo são as apostas das indústrias de Franca no lançamento das coleções primavera-verão de calçados durante a 45ª Francal – Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios. O evento, que começou nesta terça-feira (9) e segue até a próxima sexta-feira (12) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), é sinônimo de bons resultados econômicos para as empresas, que têm a feira como oportunidade decisiva para o fechamento da produção dos próximos meses.

“É a Francal que direciona as próximas vendas até o final do ano. É onde as fábricas podem se programar nas vendas para o segundo semestre. O lançamento das coleções primavera-verão, aqui no Brasil, é bastante rentável. As micro e pequenas empresas tiveram uma média de venda de 5,2 mil pares no ano passado. Esperamos um aumento de pelo menos 10% nas vendas para este ano”, afirma Ana Teresa Arruda Rocha, gerente de negócios do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca).

Brilho e conforto
Este ano, o município conta com 58 expositores no evento. Nas prateleiras, os calçados com brilho são tendência até para os pés dos homens. Os modelos combinam cores e sobretons, transformando o clássico em um calçado bem mais casual. O charme extra vem das estampas, que também estão em alta. “O brilho é um espelhado que vem para substituir o verniz em termos de visual, e é uma grande novidade para os consumidores. Estamos trabalhando com cores fortes, e vamos apostar nisso também agora. Tenho certeza que vai emplacar”, afirma o designer Marcelo Reis.

Outra novidade é o sapatênis colorido, feito com material três vezes mais leve que o tradicional. Além do visual moderno, o cadarço é feito de elástico, o que confere mais praticidade ao calçado. “A gente vem com bastante mescla de produtos e materiais. São cadarços em elástico, visando o executivo no seu lazer e no seu dia a dia com maior praticidade, sem precisar ficar amarrando. É um calçado bem mais leve, diferenciado, com aproximadamente 100 gramas”, explica o designer Marcelo de Paula.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Trabalho manual
O destaque para o calçado feminino é o trabalho manual. Confeccionadas com artigos naturais, sapatilhas e sandálias trazem como material fibras de palmeiras e cordas. Estampas e pedrarias também serão destaque na estação, com saltos altos e baixos. Para as mulheres que procuram conforto e elegância, o destaque é o tênis em couro ou em tecidos metalizados.
“Há combinações de cores, trabalhos manuais, de bordados, pedrarias, recortes. Os tênis já vêm mais esporte, com combinações de cores metalizadas que deixam o calçado mais sofisticado e elegante. Além do conforto, são calçados versáteis e casuais”, afirma a estilista Talita Fidelis.

Para os empresários, a expectativa é que a feira movimente negócios suficientes para fechar a produção para o próximo semestre. “A Francal vem para nós para podermos finalizar o ano. A gente vem para poder dar aquele cheque-mate. Fazemos uma programação que encerra entre os meses de setembro e outubro. A Francal nos ajuda com isso”, diz o empresário Valter Cintra.

Fonte: G1