São José dos Campos passa a ser um dos polos regionais de formação de professores. Eles vão atuar em 40 cidades da região. O objetivo é que toda criança possa saber ler e escrever até os oito anos de idade, quando chegarem ao fim do terceiro ano do ensino fundamental.
A meta faz parte de um pacto nacional assumido pelos governos federal, dos estados e municípios, e foi lançada na cidade nesta segunda-feira (15).
Estudante do 8º ano, Luiza Córdoba teve dificuldades para aprender a ler quando era mais nova, porém, hoje tem desenvoltura nas aulas. “Eu trocava o ‘z’ por ‘s’, ‘ç’, ‘x’, tudo era muito dfícil”, diz.
A mãe de Luiza, Silvia Córdoba, percebeu as difculdades quando a garota ainda estava no terceiro ano na escola na cidade de São José dos Campos. “Eu, meu marido e meu filho sempre gostamos muito de ler, e eu percebia que ela não tinha esse mesmo interesse.”, conta a mãe.
Para conseguir acompanhar as aulas, Luiza precisou de reforço escolar. “Achei que faltou uma capacitação maior do professor para que conseguisse identificar essa dificuldade que a Luiza tinha”, avalia.
O objetivo do pacto firmado pelos governos é justamente que situações como a de Luiza sejam evitadas. Segundo a coordenadora pedagógica Mary Simões, a intenção é que as crianças aprendam muito mais do que apenas ler e escrever.
“A gente pretende que elas consigam ler, compreender o que estão lendo e produzir textos que são de criculação social e que também são familiares a elas nessa idade de oito anos”, afirma.
Na região, toda a formação dos professores vai ser feita em São José. No total, serão qualificados 140 educadores, que vão participar de aulas de formação e depois serão multiplicadores do conhecimento adquirido.
“Eu acredito que o pacto venha trazer para esses professores um pouco de luz sobre o que fazer com aqueles com quem a gente não consegue atingir os 100% (de capacitação)”, espera a professora Sônia dos Santos.
Além dos 140 professores que estão sendo treinados, outros educadores que quiserem participar podem se inscrever até o dia 23 de abril. Nesse caso, eles receberão do governo federal uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200. As aulas começam no dia 6 de maio.
Fonte: G1
Onde será feito a inscrição?