São José dos Campos recebe até o começo de maio um programa piloto de coleta de equipamentos eletroeletrônicos em final de vida útil. O objetivo é explicar a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos aos moradores e dar destino correto para o material recolhido. A ação acontece nos próximos dias 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio nos pontos de coleta no Parque da Cidade e no Vale Sul Shopping, das 10h às 18h.
Há dois anos a televisão da dona de casa Cleide de Fátima Garcia queimou. O jeito foi comprar outra, mas a quebrada virou um problema pra ela. “Não tinha onde jogar. É um trambolho, juntando poeira e gastando produto para realizar a limpeza na cidade de São José dos Campos”, afirma.
Para garantir a destinação correta de aparelhos eletrônicos foi criada a política nacional de resíduos sólidos. Assim o fabricante passa a ter responsabilidade pelos produtos mesmo depois que eles perdem a utilidade para o consumidor.
“Ele (o material recolhido) vai para uma empresa recicladora, que vai fazer a distribuição do material, a catalogação dele, fabricante por fabricante, tipo por tipo de material e aí vai para a reciclagem”, explicou Anésio Ribeiro, diretor de operações da Urbam.
Muita gente não sabe, mas também existem pontos fixo de coleta dos eletrônicos na cidade, como os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A Urbam, que cuida da coleta de lixo e de recicláveis, recolhe cerca de sete toneladas e meia de lixo eletrônico por mês. O material pode ser levado até um dos 11 PEVs da cidade ou, se preferir, agendar para que o material seja recolhido em casa. O telefone é 3944-1000.
Fonte: G1