O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) nas unidades de São José dos Campos e Jacareí está com uma novidade. Quem foi dispensado do trabalho pode, agora, dar entrada do seguro desemprego no posto.
De janeiro até agora, 3.515 pedidos de seguro desemprego foram feitos no Poupatempo São José dos Campos. Depois de trabalhar três anos e meio como vendedora de loja, Sabrina foi demitida e veio recorrer ao benefício. “Rapidinho, coisa de 10 minutos já está tudo pronto”, disse.
O pedido do seguro desemprego pode ser feito também no PAT São José dos Campos desde maio, mas pouca gente sabe. A sala montada para esse atendimento está vazia. Até agora, só 17 pedidos foram feitos. “Na verdade, as pessoas sempre vinham procurar, mas a gente não tinha um espaço adequado e agora a gente já tem esse espaço, os funcionários devidamente treinados e as pessoas já podem contar com isso, esse serviço aqui”, disse a supervisora do posto, Andréia Rodrigues.
Para ter direito ao seguro desemprego, a pessoa precisa ter recebido pelo menos seis salários consecutivos, ter registro em carteira, ter sido demitido sem justa causa ou ter sido contratado no último emprego por contrato com prazo indeterminado.
O sistema é o mesmo aplicado no Poupatempo. A ficha é preenchida e automaticamente vem a resposta se o desempregado tem direito ou não ao benefício. Na sequência, o próprio sistema faz um rastreamento de vagas de emprego.
“Se tiver alguma vaga disponível no perfil, que seja correspondente ao último salário e ao último perfil que ela tenha trabalhado, aí ela vai ser encaminhada para essa vaga e o seguro dela vai ser bloqueado. Se ela não for aceita pela empresa, por algum motivo ela não ficar, automaticamente é desbloqueado o seguro dela”, reiterou Andréia.
Veja os documentos necessários para dar entrada ao seguro
– Documento de identidade
– CPF
– Carteira de Trabalho
– Cartão Pis/Pasep
– Extrato do Fundo de Garantia da Caixa Econômica
– Comprovante de endereço
– Requerimento do seguro desemprego
– Três últimos holerites
– Termo de rescisão de contrato e termo de audiência.
Fonte: VNews