Salto é beneficiada pelo Programa Creche Escola


Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as mães trabalhadoras saltenses recebem uma boa notícia: a cidade contará com mais uma creche, desta vez no bairro São Gabriel. A novidade foi anunciada na manhã da última terça-feira, 06 de março, em Sorocaba, pelo governador do Estado Geraldo Alckmin. O prefeito Geraldo Garcia e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia assinaram, na oportunidade, um termo de adesão ao programa Creche Escola, que repassa R$ 1,2 milhões para a construção da obra, mediante a doação do terreno feita pelo município.

O prefeito esteve acompanhado pelo deputado estadual Rogério Nogueira, secretária interina da Educação Fernanda Noronha e secretária de Ação Social e Cidadania Isabel Pratavieira. Para o chefe do executivo saltense, a construção de uma creche com verba do governo vem de encontro às necessidades do município. “É uma grande vitória, aumentando a oferta de vagas para atender a grande demanda hoje na cidade. Mais uma creche que vem a somar com as já existentes e também em fase de implantação como a do Jardim Santa Marta”, destacou o prefeito Geraldo Garcia.

A creche disponibilizará 150 vagas. O prédio contará com os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, além de uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para a iniciação da linguagem digital. “Nosso objetivo é aumentar o número de vagas na Educação Infantil em todo Estado, dando mais tranquilidade para as mães trabalharem. Além disso, a creche ajuda preparar a criança para o Ensino Fundamental, ajudando no seu desempenho”, afirmou o governador.

De acordo com o secretário Rodrigo Garcia, a construção de equipamentos como as creches muda a realidade das famílias e ajuda no desenvolvimento social delas. “Por isso, priorizamos a instalação das unidades onde sua ausência é mais sentida, de acordo com indicadores sociais”, acrescenta ele.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Lançado em setembro de 2011, este é o segundo ano de implantação do programa, que pretende entregar mil unidades completas, inclusive com equipamentos até 2014. O público alvo do projeto são crianças de 0 a 5 anos, que ainda não são atendidas por creches. Desenvolvido em parceria pelas Secretarias do Desenvolvimento Social (Seds) e da Educação, o programa tem como objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

A priorização dos municípios é feita com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em 2011, 167 municípios assinaram os termos de adesão do programa Creche Escola. Cada unidade (obras e equipamento) custa em média R$ 1 milhão. A contrapartida do município é oferecer terreno plano de sua propriedade, com 2 mil m², abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas. “Hoje são mais 28 municípios no nosso programa Creche Escola. A prefeitura só entra com o terreno, nós entregamos a creche pronta e cada creche atende 150 crianças”, lembrou Alckmin.

Ainda no evento, o governador anunciou as novas obras no Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupols, por meio do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), em Sorocaba, entregou 533 títulos de propriedade do programa Minha Terra e confirmou a liberação da licença prévia para a duplicação da Rodovia Raposo Tavares entre Sorocaba e a cidade de Itu.

Fonte: Prefeitura de Salto