A Prefeitura Municipal da cidade Rio Claro realiza, nos dias 5 e 6 de agosto (sexta e sábado) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Rio Claro, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Ação Social, com a finalidade de discutir o tema proposto para as conferências nas três esferas de governo: Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a valorização dos trabalhadores da Assistência Social. Na sexta-feira (5) as atividades serão realizadas das 18h30 às 21 horas e no sábado (6), das 8 às 17horas.
Durante o mês de junho e julho foram realizadas seis pré-conferências, cinco delas voltadas aos usuários e moradores das imediações dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel, Cras Jardim Brasília, Cras Jardim Bandeirantes, Cras Jardim Panorama, Cras Jardim Independência e uma na sede da Guarda Mirim de Rio Claro, voltado aos funcionários e profissionais da área.
O principal objetivo das pré-conferências foi reunir os representantes e usuários para debater as principais necessidades sociais de cada bairro e levar propostas de políticas públicas para a VIII Conferência.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, englobando também a oferta de Benefícios Socioassistenciais (Bolsa Família, Renda Cidadã e Grupo de Benefício de Prestação Continuada – BPC).
A secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, que levou a proposta para os trabalhadores do sistema social durante a pré-conferência do dia 22 de julho, justificou: “Nós do poder público trabalhamos para a população, buscando fazer da Assistência Social a assistência pública que cada indivíduo precisa”.
Fonte: JC Rio Claro