A menos de uma semana do fim do prazo para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a procura está lenta nas unidades de saúde de Rio Claro. Levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica revela que o município vacinou 10.531 pessoas até a última quinta-feira (17), apenas 37,61% do público-alvo da campanha, estimado em 28.000 pessoas.
De acordo com a VE, desde o início da campanha no dia 5 até o dia 17, foram vacinados 7.614 idosos, 544 gestantes, 1.404 crianças e 969 trabalhadores de saúde. “A procura pela vacina tem sido contínua, porém lenta”, afirma a coordenadora da VE, Ivana Freschi de Souza, lembrando que muitas pessoas ainda não foram imunizadas e devem procurar a unidade de saúde para receber a dose da vacina.
A campanha de vacinação prossegue até o dia 25 de maio. A vacina pode ser tomada de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h00, nas unidades de saúde da rede pública municipal. Além de proteger contra a gripe comum, a vacina também imuniza contra a gripe H1N1 – gripe suína.
A baixa procura pela vacina acontece também em outros municípios. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foram imunizados até quinta-feira 2,7 milhões de paulistas, pouco mais da metade da meta pretendida, que é de 5,3 milhões de pessoas. O grupo com menos cobertura vacinal é o de gestantes, com índice de apenas 36%.
Em todo o País foram vacinadas 12,2 milhões de pessoas, o que representa 41% da cobertura vacinal, segundo balanço parcial realizado pelo Ministério da Saúde até a manhã de quinta-feira (17). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 24,1 milhões de pessoas, ou seja, 80% do público-alvo: pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e indígenas.
Fonte: JC Net