Rio Claro desapropria terreno para construção de aeroporto regional


Os prefeitos dos municípios de Rio Claro, Iracemápolis e Cordeirópolis apresentaram ao ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a documentação com processo de desapropriação de uma área de terra para a construção de um aeroporto regional. O documento foi entregue na terça-feira (9), em Brasília, e confirmado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro.

Em março, representantes do Banco do Brasil e do Programa Federal de Ajuda a Aeroportos estiveram em Rio Claro para avaliar a viabilidade de construir um aeroporto regional na cidade. A administração municipal já apresentou um projeto de R$ 70 milhões.

A Prefeitura de Rio Claro aguarda inclusão da cidade no programa de investimentos em aeroportos da secretaria, que prevê investimentos de R$ 1,6 bilhão em 65 aeroportos na região Sudeste do Brasi, entretanto, precisa preencher requisitos técnicos.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


A área de terra, próxima ao pedágio entre Rio Claro e Piracicaba, foi desapropriada pelas prefeituras das três cidades por meio de decretos. A área teria 720 hectares e nas próximas semanas um estudo do espaço aéreo deverá ser feito e um relatório será apresentado à SAC.

O atual aeroporto da cidade, onde também funciona o aeroclube, fica na zona sul e não pode ser ampliado para receber voos comerciais porque hoje a região é cercada por casas. O local escolhido é estratégico para Rio Claro, Piracicaba e Limeira.

Fonte: G1