Rio Claro atinge 100% de cobertura da internet gratuita ‎


Guia de Rio Claro atingiu nesta semana as condições para os 100% de cobertura total na distribuição de sinal gratuito de internet. Nesta primeira etapa de implantação o sinal está sendo liberado aos poucos, enquanto a prefeitura verifica a qualidade do serviço oferecido. “São testes necessários para que possamos disponibilizar o melhor serviço possível”, explica Everaldo Arruda, diretor do departamento municipal de Tecnologia da Informação.

Os 100% de cobertura incluem a região rural. Os distritos de Ajapi, Ferraz, Assistência e Batovi estão sendo contemplados com o sinal. “A internet gratuita é o passo essencial para que Rio Claro se consolide como Cidade Digital”, comenta o secretário municipal de Administração, José Roberto Reginatto. “A prefeitura está trabalhando para integrar e oferecer vários serviços por intermédio da tecnologia digital”, acrescenta.

Nessa linha, a administração municipal estuda várias novidades para 2012, como a versão municipal do Cartão Cidadão para integrar diversos atendimentos realizados pela prefeitura. A Secretaria da Administração também pretende instalar terminais para que a comunidade possa ter alternativa de acesso a serviços municipais que possam ser efetuados online.

“Nosso objetivo é integrar serviços e atendimentos, como os de saúde, educação e da administração, para oferecer mais agilidade e facilidade aos rio-clarenses”, resume Arruda, lembrando que a prefeitura já deu grandes avanços nesse sentido “Um exemplo é o IPTU online”, comenta.


O prefeito Du Altimari observa que, para que Rio Claro avance nesse caminho, a implantação da internet gratuita é essencial. “É uma condição que amplia o acesso da comunidade ao universo online e também aos serviços que estamos trabalhando para implantar”, afirma, lembrando que outro ponto fundamental para colocar Rio Claro no caminho da “Cidade Digital” é o monitoramento por câmeras, que já está sendo implantado a partir de investimentos feitos no município pelo Pronasci, programa do governo federal conhecido como PAC da Segurança. “São compromissos com a população que estão sendo cumpridos”, acrescenta.

Internet

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Até a manhã de sexta-feira Rio Claro contabilizava 32 mil pessoas cadastradas no serviço de internet gratuita da prefeitura. Desses, 90% já estão navegando. Para chegar a 100% de cobertura, a administração municipal instalou 13 equipamentos de distribuição de sinal.

Recentemente, o suporte técnico oferecido pelo TI recebeu uma viatura. “É uma maneira de podermos verificar ‘in loco’ eventuais problemas na distribuição de sinal da internet gratuita”, explica Arruda.


Segundo o TI, a maioria dos contatos feitos pelos usuários diz respeito a dúvidas sobre instalação de equipamentos e outras questões técnicas.

Acesso

Para utilizar o serviço é preciso levar ao protocolo da prefeitura, no paço municipal ou no NAM, os documentos solicitados ao se fazer a primeira navegação pelo sinal disponibilizado pela prefeitura. O prazo para a entrega desses papéis é de 72 horas após o cadastramento feito online. Os cadastros sem documentos de homologação estão sendo bloqueados.

Fonte: Canal Rio Claro