O serviço de recapeamento das ruas e avenidas do Centro de Encontra Rio Claro, nas imediações do Jardim Público, continuam. O serviço é alvo de reclamações por causa das interdições de trânsito que atrapalham motoristas e pedestres. A locomoção exige paciência ou desvios.
Nesta terça-feira (11) o recapeamento foi feito na outra metade da Avenida 1 (entre as Ruas 2 e 3) e da Rua 3 (entre as Avenidas 3 e 2). A primeira parte foi feita na semana passada. Segundo relatos de comerciantes da via, a avenida foi interditada por volta das 7 horas, porém a obra só começou em torno das 9 horas.
Alguns acusam queda no movimento visto que somente circularam pedestres durante o período de interdição. “Sem lugar para estacionar, as pessoas vão para outra loja”, comenta Eliana Machado, atendente de uma lanchonete na Avenida 1. Com isso, diz, há queda no movimento justo num dia no qual o comércio abriu até mais tarde.
Anderson Gomes Toledo reclamou da demora para trafegar pela Rua 3, já que o trânsito era liberado somente em metade da via. Isso sem falar da dificuldade em estacionar, visto que as poucas vagas existentes tiveram o uso proibido.
Mas o serviço não gera apenas reclamações. Há quem não ligue para os contratempos. “Toda obra gera transtorno, mas se quiser melhorar tem que aguentar”, comenta a dona de casa Solange Domingues, que enfrentou o piche quente para atravessar a Rua 3.
A prefeitura encaminhou nota à redação informando que o serviço de recapeamento não será realizado no feriado. Os trabalhos serão retomados na quinta-feira (13) e terão continuidade na sexta-feira (14) e no sábado (15). “Nos próximos dias, as equipes da empreiteira responsável pela execução das obras estarão trabalhando no entorno do Jd. Público, nos trechos da Rua 3 com Av. 2 e da Rua 4 com a Av. 3. A previsão é de que as obras na região mais central sejam concluídas na próxima semana”, esclarece.
O governo explica ainda que a “interdição da via com algumas horas de antecedência é necessária para evitar o estacionamento indevido de veículos no trecho em obras”, além de permitir o deslocamento seguro das máquinas e a montagem do canteiro de obras.
A administração salienta que os trechos da vias onde o serviço está sendo realizado estão sinalizados. A prefeitura (Obras e Mobilidade Urbana) solicita a “compreensão da população uma vez que uma obra dessa importância e dimensão, na área central do município, inevitavelmente gera alguns transtornos, especialmente no trânsito”.
Fonte: JC Rio Claro