A Fundação Municipal de Saúde da cidade Rio Claro contabilizou mais de 4850 exames de mamografia realizados em 2011. A soma refere-se aos 2049 exames feitos por meio do convênio SUS/Santa Casa e aos 2808 exames feitos através do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Rio Claro.
Os exames são feitos a partir de encaminhamento de médico ginecologista. A paciente deve passar por consulta com ginecologista da rede municipal de saúde que a examinará e, se for o caso, fará o pedido de exame. A unidade de saúde encaminha esse pedido à Central de Regulação que agendará o exame. As solicitações são agendadas conforme nível de prioridade de atendimento, permitindo o acesso de acordo com a classificação de risco e protocolos clínicos.
A cota mensal para realizar exames por meio do convênio SUS/Santa Casa é de 200 exames, destes cerca de 29 exames não são feitos devido ao não comparecimento das pacientes. No AME há variação no número de exames. Em média são agendados 290, sendo que 56 pacientes faltam ao exame.
A causa do câncer de mama não é conhecida, mas diversos fatores estão correlacionados a sua ocorrência como idade, história familiar, influências étnicas e efeitos hormonais. Essa doença é geralmente notada como um nódulo indolor e descoberta casualmente pela paciente no exame físico de rotina ou na mamografia.
A mamografia, estudo radiológico das mamas, é um método de inquestionável importância no diagnóstico precoce e na detecção do câncer de mama. O achado precoce de um tumor aumenta as chances de sucesso do tratamento.
Os esforços para procurar e detectar câncer de mama precocemente são baseados no auto-exame, no exame médico e nas técnicas de imagem da mama. Dentre estas técnicas, a mamografia merece especial consideração por ser um exame bem estudado e padronizado. O exame de mamografia deve ser realizado anualmente, especialmente por mulheres a partir dos 40 anos de idade.
Fonte: Canal Rio Claro