Pronto desde dezembro de 2012 e orçado em R$ 265 mil, o posto de saúde do Parque Ideal, em Sumaré (SP), nunca atendeu a nenhum paciente. Desde a entrega do prédio nenhum funcionário foi contratado para trabalhar e nem os equipamentos foram comprados pela Prefeitura.
“A necessidade é grande. O posto faz falta em tudo. Até para medir a pressão”, reclama a moradora do bairro Creuza Maria de Jesus.“Aqui não tem nada. Temos posto e não temos funcionamento”, disse Cleide Ferreira, que também mora no bairro.
Capacidade
O prédio foi projetado para ter farmácia, recepção, consultório de ginecologia, clínico geral, pediatria, odontologia, salas de inalação e educação permanente.
Tem ainda, sanitários para deficientes físicos, sala de enfermagem, refeitório, banheiro para funcionários, esterilização de materiais e sala de utilidades.
Para quem mora na região são duas opções de atendimento. Na Unidade Básica de Nova Veneza, são 11 quilômetros de distância ou 15 minutos de carro. Já a unidade de Pronto Atendimento, que fica no Jardim Macarenko. De carro, 25 minutos, mas de ônibus o deslocamento é de uma hora e meia.
A Prefeitura de Sumaré informou que pretende usar o local para outros serviços de saúde enquanto a unidade não é ativada, mas isso não foi definido ainda. A inauguração oficial deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
A administração ressalta que a gestão anterior não provisionou recursos para o exercício financeiro de 2013 para a contratação dos profissionais de saúde e nem equipamentos.Representantes do governo que deixou a administração em 2012 não se pronunciaram.
Fonte: G1