Pelo menos três vezes por semana um grupo de mulheres da área rural de Joinville deixa seus afazeres matinais para caminhar. A ação faz parte de projeto desenvolvido pela Fundação 25 de Julho com os Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural.
Bruno Alexandre de Souza, estagiário de Educação Física na Fundação, é quem faz acompanhamento técnico. Ele conta que o projeto está inserido em seu trabalho de conclusão de curso e os resultados devem ser divulgados no final do mês de julho, data que se encerra a fase de experimentos.
As caminhadas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, com duração entre 1 hora e 1h30, sempre nas estradas da região rural. Nesta quarta-feira (12/6), o trajeto foi na Estrada Dedo Grosso, lateral da Rodovia do Arroz. “A intenção do projeto é medir a relação da resistência aeróbica com o nível de memória em mulheres com idade entre 55 e 75 anos”, explica Bruno. Ele conta que as caminhadas podem prevenir doenças crônico-degenerativas, além de contribuírem para o condicionamento físico das participantes.
O projeto termina em julho, mas as caminhadas continuam. Pelo menos esta é a vontade das mais de 20 mulheres que participam das atividades. “É uma iniciativa muito boa para nós e, com certeza, vamos incentivar para que todas continuem participando das caminhadas”, disse Mareli Felipe, moradora na Rodovia do Arroz. – See more at: joinville.sc.gov.br/noticia/4630-Projeto+incentiva+mulheres+a+praticar+caminhadas.html#sthash.GxanflMp.dpuf
Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville