Projeto ‘A Caixa que Roda’ passará por Ferraz de Vasconcelos


A Organização Municipal para Educação Pré-escolar de São Paulo (Omep/SP), atendendo a um edital do Ministério da Cultura, criou junto da prefeitura de Santo André o projeto chamado “A Caixa que Roda”. Foram escolhidos três espaços rurais e urbanos como pontinhos de cultura – no diminutivo mesmo, por se tratarem de crianças. E, entre esses locais, Ferraz de Vasconcelos foi escolhida.

A ideia é desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, o prazer de brincar e o direito ao acesso da cultura brasileira. No último sábado, 03, em Santo André, o projeto foi iniciado com o encontro “Venha Abrir!”, ocasião onde os parceiros apresentaram seus projetos. Em Ferraz o projeto será ministrado pela professora doutora em educação infantil Vera Melis, que é parceira da secretaria ferrazense de Educação.

“A Caixa que Roda” propiciará o contato com brinquedos tradicionais, livros, fantoches, CD’s com músicas que estimulam a expressão artística corporal, DVD’s com histórias animadas, tudo permitindo que o lúdico, os valores culturais e a preservação de um lazer enriquecido se aflorem nas crianças através das caixas.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Em Ferraz serão construídas duas caixas com materiais que serão explorados pelas crianças. Elas ficarão dois dias em cada uma das unidades de educação infantil da rede municipal. Ao enviar a caixa para outro grupo, ele se utilizará da mensageira com dicas de brincadeiras, músicas e histórias, ampliando assim o repertório cultural da caixa.

Fonte: Secom-FV