Procon Rio Claro começa a monitorar 18 empresas


O Procon da cidade Rio Claro começou na semana passada, pela primeira vez, a monitorar o atendimento de empresas de vários setores da cidade, por descumprirem as regras que regulamentam os Serviços de Atendimento ao Consumidor. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (27) pelo diretor geral do Procon, advogado Sérgio Santoro.

De acordo com ele, somente no passado, mais de 40% dos casos atendidos pelo Procon em Rio Claro, foram referentes a mau atendimento das empresas, incluindo pouco caso ao cliente que busca o serviço da empresa para esclarecer suas dúvidas ou resolver seu problema.

Com base nesses dados, o diretor do Procon fez uma lista das empresas mais problemáticas e determinou o acompanhamento e monitoramento de perto das mesmas para garantir o resultado positivo ao consumidor. Os setores monitorados são bancos, assistências técnicas, lojas de eletrodomésticos, farmácias, lotéricas, planos de saúde e lojas de telefonia.

Além da aplicação de multa, que varia de R$ 400 a R$ 6 milhões, as empresas estão sujeitas à suspensão temporária da comercialização de serviços, sanção que será apreciada ao longo do processo.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O monitoramento feito em 18 empresas foi iniciado na semana passada. A fiscalização inclui até navegação nos sites das empresas. Os fiscais vão checar os serviços prestados pelas empresas desses setores que devem seguir normas estabelecidas pelo governo federal. “O consumidor tem que ser bem atendido custe o que custar”, afirma o diretor do órgão de defesa do consumidor.

O Procon tem sido cada vez mais procurado pelos consumidores para a resolução de problemas. Em 2011, segundo levantamento feito pelo órgão, o número de reclamações registradas aumentou 157%. De acordo com o Procon, o aumento representa a participação cada vez mais da população em relação aos direitos deles que muitas vezes passam despercebido.

Fonte: JC Rio Claro