Prefeitura realiza cerco a escolas em Botafogo e região para evitar congestionamento


Mapeamento feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro identificou as 40 unidades de ensino, entre escolas e faculdades, que mais provocam congestionamento no trânsito durante a entrada e saída de estudantes.

Todas já foram notificados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Desde o começo das aulas elas são alvo da operação de fiscalização “Volta às Aulas”, que tem apoio da Guarda Municipal, para tentar reduzir impactos no fluxo de veículos.

Com a mudança no bairro de Botafogo, pais e responsáveis não poderão, por exemplo, parar os carros em fila dupla em frente às escolas. “Não são mais toleradas infrações que vinham ocorrendo, como parar em locais proibidos”, avisa o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório.

Segundo ele, a operação não tem prazo para terminar. “A intenção não é punitiva, e, sim, de orientação. Porém, vamos aplicar penalidades a quem insistir em cometer a infração. Esperamos uma mudança de comportamento”, diz o secretário.


Se o problema se mantiver, as escolas terão que adotar medidas para atenuar os impactos, como a contratação de serviço de apoio ao tráfego, seguindo planejamento da CET-Rio.

A SMTR solicitou às escolas que orientem pais a adotar o transporte escolar feito por vans, ônibus e micro-ônibus – o que é uma despesa extra para os pais, já que o transporte é pago.

O Procon do Rio aconselha que as famílias busquem informações sobre o condutor e o veículo. O ideal é que haja um auxiliar para cuidar das crianças no carro. Vale checar condições de higiene, conforto e segurança da condução. E não aceitar veículo sem cinto de segurança.

Os 1.318 veículos escolares terão até dia 8 de março para fazer vistoria na SMTR. O agendamento deve ser feito pelo site rio.rj.gov.br/web/smtr e acessar o link “escolar on line”. A Gerência de Vistoria fica na Estrada do Guerenguê 1.630 Curicica, Jacarepaguá.

Lista de escolas na mira da prefeitura


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Veja abaixo a relação das 40 escolas e faculdades que serão alvo da operação especial de fiscalização da prefeitura para reduzir os congestionamentos na cidade.

Zona Sul do Rio de Janeiro

Colégio Santo Inácio, Colégio Corcovado, Escola Britânica e Liessen (Botafogo); Colégio Padre Antônio Vieira, Colégio Pedro II e Colégio Andrews (Humaitá); Colégio São Vicente de Paulo e Colégio Sion (Cosme Velho); Colégio Franco-Brasileiro (Laranjeiras); Colégio Teresiano, PUC e Escola Nova (Gávea); Santo Agostinho (Leblon); e Escola Britânica (Urca).

Centro

Colégio Cruzeiro e Colégio de São Bento.

Zona Norte

Sistema pH de Ensino, Colégio Pedro II e Colégio Militar (Tijuca); Colégio Imaculada Conceição de Maria, Colégio Martins, Colégio Santa Mônica e Colégio Pedro II (Grande Méier); Colégio Modelar Cambaúba (Bairro da Ilha do Governador); Colégio Santa Mônica (Cascadura e Bento Ribeiro); Sistema Elite e Colégio Lemos de Castro (Madureira).
 
Zona Oeste

Colégio pH, Colégio MOPI, Escola Parque e Colégio Santa Mônica (Barra); Colégio Cruzeiro e Santa Mônica (Jacarepaguá); Faculdades São José (Realengo); Faculdades Integradas Simonsen e Cândido Mendes (Padre Miguel); Santa Mônica e Colégio Afonso Celso (Campo Grande); Colégio Monteiro Lobato (Guaratiba).

Fonte: O Dia