A Secretaria Municipal de Habitação em guia de Sumaré iniciou a remoção de 10 famílias que vivem na região do Parque Franceschini. Até o momento, seis famílias já foram removidas e, as respectivas casas, demolidas. A sexta remoção ocorreu ontem. A previsão é que as outras moradias sejam derrubadas até o começo de fevereiro. A remoção de todas estas 10 famílias se fez necessária para que possa ser feita a limpeza do córrego Pinheirinho, que tem o objetivo de evitar enchentes.
Elas ficarão provisoriamente em casas alugadas com recursos do auxílio-moradia até que sejam concluídas as obras de 135 moradias do Portal Bordon II (cuja previsão de entrega é para o mês de maio). Após a conclusão destas unidades habitacionais, as famílias serão contempladas e se mudarão definitivamente.
De acordo com o secretário de Habitação de Sumaré, Jesuel Pereira, as 135 moradias estão sendo construídas com o objetivo de remover as famílias que vivem em áreas de preservação ambiental (APP’s) nos jardins Alvorada, Conceição II, Irmã Davina e Parque Franceschini. O investimento para a construção das unidades habitacionais será na ordem de R$ 3,9 milhões. As casas devem se entregues ainda neste primeiro semestre.
Auxílio-moradia
O programa, que beneficia atualmente 123 famílias em Sumaré, tem por objetivo garantir a inclusão social de pessoas e famílias de baixa renda, em situação de risco, visando o resgate da cidadania e da dignidade humana, por meio de apoio econômico em complemento às suas respectivas rendas. O programa social de auxílio-moradia contempla pessoas que tiveram suas moradias destruídas ou interditadas em função de deslizamentos, inundações, incêndios, insalubridade habitacional ou outras condições que impeçam o uso seguro do imóvel, a serem definidas por laudo técnico da Defesa Civil do Município.
O auxílio moradia é de até 80% do valor do salário mínimo federal vigente (cerca de R$ 450). O benefício terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado uma única vez pelo período máximo de cinco meses.
Fonte: Jornal O Liberal