Prefeito de Itaboraí participa do primeiro Encontro Regional Sobre Pesca e Aquicultura


O Prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, participou na segunda feira (18-03) do “1º Encontro Regional sobre Pesca e Aquicultura”, em Silva Jardim, realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, com a presença do ministro Marcelo Crivella. O evento na cidade de Itaboraí analisou e discutiu o potencial, principalmente, das lagoas de Juturnaíba (Silva Jardim), Araruama e Saquarema, além de permitir que os representantes dos municípios convidados apresentassem suas demandas ao ministro. Crivella aproveitou a ocasião para divulgar os projetos do Ministério para 2013, assim como as parcerias que podem ser realizadas com as cidades.

O deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ), também presente ao evento, anunciou a disponibilização de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para a pesca. Helil Cardozo quer trazer parte desses recursos para Itaboraí, para serem investidos em projetos de valorização da pesca em Itambi, e no aumento do consumo de peixe peços alunos da rede municipal de ensino.

“O peixe, além gerar de trabalho e renda para diversas famílias de nossa cidade, também é uma opção saudável que precisa estar mais presente no cardápio de nossas escolas. Para isso, o setor precisa de investimentos e valorização” declarou Helil.

Segundo Inaiá Figueiredo, diretora geral do Departamento de Merenda da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro, já existem projetos para aumentar o consumo do peixe nas escolas municipais.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

“O peixe possui uma proteína de alto valor biológico, rico em ferro, de boa digestibilidade e de grande importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, consta  de nosso cardápio. Hoje, o pescado é servido nas escolas uma vez por mês, mas nosso objetivo é oferecê-lo ao menos uma vez por semana”, disse Inaiá.

O ministro Crivella sugeriu a criação de um consórcio entre os municípios, visando a adoção de um modelo estratégico de compras para apoiar o setor.

“O consumidor tem que comprar direto do produtor. Isso vai fazer baixar o custo do peixe, que hoje é alto demais.  O Ministério fará uma campanha grande de mobilização para as pessoas comerem mais peixe, mas isso só pode ser feito quando a produção estiver em alta”, afirmou o Ministro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaboraí