Prefeito anuncia oficialmente a nova Ponte Estaiada sobre o Rio Tietê em Salto


O Prefeito Geraldo Garcia anunciou oficialmente nas dependências da Sala Giuseppe Verdi, a nova Ponte Estaiada sobre o Rio Tietê, obra confirmada pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, atendendo ao pleito do município. O evento contou com a presença do Deputado Estadual Rogério Nogueira, Vereadores e Secretários Municipais e muitas lideranças sociais da cidade.

O Secretário da Cultura e Turismo Valderez Antonio Bergamo Silva abriu a noite rememorando o papel vital que as pontes sempre cumpriram no município de Salto, vindo desde as dificuldades enfrentadas ao tempo do fundador para a travessia do Tietê até a ponte atual, inaugurada no governo Adhemar de Barros.

A seguir, o prefeito relembrou a luta pela duplicação da ligação entre Salto e Itu, praticamente pronta. E justificou a necessidade de duplicar também a ponte, sem o que a obra estaria incompleta. Geraldo Garcia agradeceu profundamente a compreensão do governador Geraldo Alckmin, que, há poucos dias, confirmou o grande presente para a cidade de Salto.

O Prefeito detalhou todo o projeto da obra, exibiu imagens artísticas surpreendentes da nova ponte, que será um marco na paisagem de toda a região, falou sobre dados técnicos, além de divulgar também a execução de ponte de ligação sobre o Rio Jundiaí. “A nova ponte desafogará o trânsito local, que atualmente recebe grande fluxo de veículos e terá ainda papel turístico, com a construção de um mirante, com vista para o Rio Tietê e toda a cidade. Será construída ao lado da atual, aproveitando a ilha fluvial que existe sobre o rio, desembocando no bairro da Barra, constituindo um binário com a antiga ponte”, acrescentou.


Durante o anúncio, o Prefeito Geraldo fez questão de cumprimentar pelo trabalho e dedicação ao projeto, o Deputado Estadual Rogério Nogueira, o ex-Secretário de Governo Gilmar Mazetto e a Gerente Municipal de Convênios Anita de Moraes Leis, parceiros constantes nas inúmeras reuniões junto ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem e ao Palácio dos Bandeirantes, onde um book, contendo todo o detalhamento do projeto a ser executado, foi entregue e apresentado ao Governador Alckmin.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Geraldo Garcia lembrou ainda da luta pela duplicação da Rodovia da Convenção, sendo que de nada adiantaria uma rodovia duplicada se a atual ponte, que dá acesso à cidade de Salto, e que hoje não comporta o fluxo de veículos, não fosse também duplicada; e informou todo o trabalho já realizado, como o projeto elaborado pelo DER os serviços complementares como a sondagem de solo, contagem eletrônica de veículos, levantamento topográfico, geometria viária e licenciamento ambiental.  “A Ponte Estaiada é um presente maravilhoso para toda a população saltense no mês em que a cidade comemora 314 anos de fundação”.

Ao final do evento, o Secretário da Cultura e Turismo, Valderez Antonio Bergamo Silva contextualizou o novo momento em que a cidade vive, destacando as várias obras turísticas que foram concluídas, estão em processo de execução ou encaminhadas, mostrando como a nova ponte se conecta a todas elas e abre um novo tempo para a cidade.

Ponte Estaiada sobre o Rio Tietê:
• Extensão total de 227,70 metros (composta de dois trechos de acesso em estrutura convencional e um trecho de obra estaiada com 126 m de extensão);
• Largura da faixa de rodagem – 9 metros (2 faixas de 3,5 metros e 2 faixas de segurança de 1m cada);
• Ciclovia de 2,00 metros de largura e um passeio com largura útil de 1,60 metros;
• Mastro de estaiamento terá aproximadamente 36,50 m de altura, no topo do mastro, um mirante com área de 110 m².


Ponte sobre o Rio Jundiaí:
• Extensão total de 53,80 metros;
• Largura da faixa de rodagem – 9 metros (2 faixas de 3,5 metros e 2 faixas de segurança de 1m cada);
• Ciclovia de 2,00 metros de largura e um passeio com largura útil de 1,60 metros

Estimativa de custos:
• R$ 23 milhões