Para evitar o barulho e o vandalismo causado por jovens durante a madrugada, a Praça da Igreja Santa Cruz em guia Rio Claro, interior de São Paulo, será cercada. A decisão foi feita em uma parceria entre um padre, o Ministério Público, a prefeitura e a Polícia Militar.
De acordo com vizinhos do local, a praça se transformou em um local de baderna para os jovens nos fins de semana. “Vieram padres do mundo todo e eles ficaram abismados com um fim de semana de sábado para domingo”, disse o padre Jacob Tomazella.
Os encontros de adolescentes já causam problemas há muito tempo e, por isso, os prédios da igreja foram cercados para evitar novas pichações.
Segundo o padre, a situação ficou tão insustentável que a única solução foi fechar a praça inteira com grades.
A ideia teve o apoio da Polícia Militar. “A praça vai continuar aberta e será fechada no horário das 22h às 6h, que é o horário mais crítico”, explicou o tenente coronel da PM Armando César Guilherme.
Ele ainda afirmou que não houve falha por parte dos policiais. “Da parte do policiamento não. Nesses conflitos há casos de depredação, de consumo excessivo de álcool e drogas, por menores inclusive”, explicou.
A obra, orçada em R$ 140 mil, será paga pela própria comunidade por meio de doações. A paróquia ficará responsável por abrir e fechar os portões. “A gente vai colocar uma disciplina ao uso dessa praça”, destacou o padre.
Como a obra depende de doações, não há previsão para o término.
Fonte: G1