Praça Benedito Calixto recebe neste sábado evento de 14 anos do projeto O Autor na Praça


Para comemorar os 14 anos de atividades, neste sábado, dia 11 de maio, o projeto O Autor na Praça receberá o jornalista e escritor Audálio Dantas, que no Espaço Plínio Marcos autografará seus dois livros mais recentes: “As duas guerras de Vlado Herzog – Da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil” e “Tempo de reportagem – Histórias que marcaram época no Jornalismo Brasileiro”. O cartunista Junior Lopes participa do evento no bairro da Vila Madalena, realizando caricaturas. Informações sobre o convidado e os livros abaixo.

Sobre Audálio Dantas

É jornalista e escritor, autor de doze livros, entre os quais “O circo do desespero”, “O menino Lula” e “O Chão de Graciliano”, Prêmio APCA 2007. Em 2012 lançou “Tempo de reportagem” (São Paulo, Editora Leya) e “As duas guerras de Vlado Herzog” (Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira), reconstituição do episódio do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, pela ditadura militar, em 1975. Uma de suas reportagens, sobre a favela do Canindé, em São Paulo, deu origem a um dos livros de maior sucesso no Brasil e no exterior: “Quarto de despejo”, uma compilação do diário da favelada Carolina Maria de Jesus, que foi traduzido pra 13 idiomas. Entre suas obras destacam-se também livros infanto-juvenis, um dos quais, “A infância de Graciliano Ramos”, foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Além de escritor e jornalista (trabalhou em publicações importantes como Folha de S.Paulo, revistas O Cruzeiro e Realidade), Audálio Dantas tem atuação destacada em entidades culturais e profissionais. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, da Federação Nacional dos Jornalistas, da Imprensa Oficial de São Paulo e do Conselho da Fundação Casper Libero, mantenedora da primeira faculdade de jornalismo do país. Foi também vice-presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa e deputado federal por São Paulo. Atualmente é conselheiro da UBE – União Brasileira de Escritores e do Instituto Vladimir Herzog e diretor executivo da revista “Negócios da Comunicação”. É presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos jornalistas brasileiros. Em 1981, recebeu prêmio na ONU por sua atuação em defesa dos direitos humanos.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Serviço:

14 anos do projeto O Autor na Praça recebendo o jornalista e escritor Audálio Dantas

Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto

Dia 11 de maio, sábado, a partir das 15h