Plano diretor específico visa conter pontos de alagamentos em Rio Claro


A cidade de Rio Claro terá um plano diretor específico para detectar pontos de alagamento e prever obras de contenção. A ideia do projeto é facilitar a captação de recursos junto ao governo federal para resolver esse problema, segundo o engenheiro da Prefeitura de Rio Claro Rodrigo da Costa Mussio.

O estudo, iniciado há pelo menos três meses, ainda está na fase inicial, mas já é possível observar em mapas por meio do computador os primeiros pontos de alagamentos identificados pelos pesquisadores.

Durante essa época do ano, em que ocorrem muitos temporais, a Defesa Civil da cidade fica em alerta. Os agentes passam o dia em frente ao computador. As previsões, enviadas quase que em tempo real pelos radares meteorológicos, são avaliadas com atenção.

“Quando a massa de chuva vem, ela é direcionada. Então nós sabemos qual é a intensidade, a probabilidade da quantidade de água para que a gente possa então entrar com as medidas de socorro”, explica Nilro Luís Ribeiro, técnico da estação meteorológica.


Alertas
Mesmo em caso de chuva moderada, quando esses alertas são emitidos é o monitoramento externo que entra em ação. O trabalho começa com a checagem das áreas de risco no mapa e só então as equipes iniciam a ronda nos bairros.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Entre os pontos de maior atenção estão o Jardim Conduta, que sempre enche quando chove; a Avenida Visconde do Rio Claro e a Avenida Felício Castelani. “Caso a chuva já esteja ocorrendo e esses alaguem, a Defesa Civil faz o acionamento dos órgãos oficiais (Guarda Civil, Policia Militar e Corpo de Bombeiros) e socorre a população”, diz Danilo de Almeida, diretor da Defesa Civil.

Agilidade
A rapidez nas ações evita tragédias, como a que aconteceu em fevereiro de 2010, quando uma enchente repentina matou uma mulher na Avenida Visconde do Rio Claro.

A empregada doméstica Lourdes Aparecida Sartori, de 51 anos, morreu afogada ao tentar atravessar com o carro um trecho da avenida que estava alagado. Ela estava sozinha e o carro ficou submerso.


Fonte: G1