O movimento de consumidores em supermercados e lojas de chocolates deve ser intenso nesta semana. Quem ainda não fez as compras de peixes para a Sexta-feira Santa e dos ovos de chocolate para o Domingo de Páscoa terá que ter paciência redobrada, pois a expectativa dos comerciantes é de lojas lotadas. É esperado um aumento de até 50% na venda de peixes nesta semana. No caso dos ovos, a expectativa é de procura até 20% maior durante todo o período.
O coordenador de marketing da Chok Doce, Isaac da Silva Cândido, disse que o movimento na loja tem sido “satisfatório” e que 55% do total de ovos de Páscoa colocados à venda já foram vendidos. “Para nossa surpresa, a venda de ovos no início do período da Páscoa superou as expectativas. Esperamos atingir um crescimento de 20% em relação aos resultados do ano passado.” A rede, que possui três lojas na cidade (Centro, Bairro Cidade Nova e avenida Integração), contratou 22 funcionários para reforçar a equipe nesta época.
A fábrica de chocolates Desejo & Sabor colocou à venda cerca de 40 mil ovos. De acordo com o sócio-proprietário Márcio Maníglia Franchini, a intenção é vender todo o estoque. “As vendas estão bem aquecidas e para essa semana deve aumentar ainda mais. Esperamos que os clientes se antecipem nas compras e não deixem para os últimos dias para evitar o transtorno de filas.”
O gerente geral do Supermercado Irmãos Patrocínio, José Luiz Pereira Assumpção, acredita que a procura por ovos de chocolate deve aumentar com a proximidade da Páscoa. “Ainda não está como esperávamos. Mas muitas pessoas deixam para comprar na véspera para se beneficiar com promoções de algumas marcas de chocolates.”
As vendas de pescados nesta semana acompanham o crescimento do mercado de chocolates, principalmente pelas compras feitas pelos católicos, que por tradição evitam o consumo de outro tipo de carne na Sexta-feira da Paixão.
Na Peixaria Tambaqui, a proprietária Sirlei Bernadineli espera vendas 30% maiores nesta semana. “Semana passada foi final de mês. Esperamos que o movimento seja excelente nos próximos dias.” A tendência é que seja vendida uma leva de dois mil quilos até sábado. No feriado de sexta-feira, a peixaria atenderá em horário especial, até 14 horas.”
Na Pescave Ice, a expectativa é de um crescimento ainda maior na venda de peixes, entre 40 a 50%, segundo a proprietária Adriana Bolela. Também na sexta-feira, o local atenderá somente até as 14 horas. Adriana diz que os peixes mais procurados são merluza, curimba, pintado, pescada e sardinha.
PREÇOS
A pesquisa divulgada pelo Procon (órgão de defesa do consumidor), no fim da semana passada, apontou diferença de até R$ 9,21 no preço do mesmo ovo de Páscoa de um estabelecimento para outro em Franca. O levantamento aponta que em 2012 os ovos de chocolates estão em média 10% mais caros.
Técnicos do Procon também realizaram estudos dos preços de peixes nesta época do ano. Na avaliação realizada em sete estabelecimentos, a diferença alcançou 71%.
Fonte: Portal GCN