O Parque Estadual do Juquery, que completou 19 anos, é uma opção de esporte e lazer para os moradores de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, Os Parceiros do SP Mariana Rodrigues e Leonardo Diaz mostraram no SPTV da última quarta-feira (6) algumas atividades do lugar que tem uma área de 2 mil hectares.
O parque tem brinquedos, trilhas e lagos. Os professores de escolas da região costumam levar as crianças para visitar o parque que é o lugar mais verde de Franco da Rocha. “Muitas crianças não têm contato com o meio ambiente. A visita ao parque é muito importante para que as crianças tenham esse contato e ainda aprendam a preservar a natureza”, afirma a professora Vanessa Carvalho.
O nome Juquery surgiu da planta dorme-maria, muito presente na vegetação do parque. Os índios usavam a planta, conhecida como yuquery e rica em sal, para temperar os alimentos. Segundo a bióloga Juliana Quintanilha, a planta é comum na região por causa da umidade. “Próximo ao parque tem um rio que leva o nome de Juquery. É comum encontrar essa planta em torno do rio”, completa.
“A gente tem o último fragmento de cerrado preservado da região metropolitana de São Paulo. O parque tem área de Mata Atlântica e de cerrado. Por isso, é importante a preservação do lugar”, alerta Raquel Simões dos Santos, monitora ambiental.
Serviço
Parque Estadual do Juquery
Rua Miguel Segundo Lerussi, s/n
Parque Industrial – Franco da Rocha
Horário: terça a domingo, das 8h às 17h
Fonte: G1