Outubro Rosa nas UBS’s de Franca alerta sobre o câncer de mama


Tiveram início na última segunda-feira, as atividades de orientação sobre o câncer de mama, envolvendo todas as Unidades Básicas de Saúde e demais repartições da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa faz parte de uma Lei Municipal, recém sancionada, instituindo o dia 19 de outubro como Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama, com a denominação de Outubro Rosa.

A Secretaria de Saúde confeccionou panfletos e folders com informes didáticos e de simples compreensão, nos quais alerta e ensina as mulheres como podem fazer o auto-exame e os cuidados básicos, que elas devem observar. A partir de encontros preliminares das equipes responsáveis pelas unidades, também ficou definido que seriam feitas ornamentações com as cores rosa e branco nas repartições, como uma forma a mais de chamar a atenção dos usuários com a temática rosa.

Na Fonte Luminosa da Praça Nossa Senhora da Conceição, as equipes de elétrica da secretaria fizeram adaptações nas luminárias e, desde a semana passada, os dispositivos ganharam cores rosa com realce especial, quando o sistema é acionado, depois das 19 h. A secretária de Saúde, Rosane Moscardini, não poupou elogios à equipe que teve essa iniciativa.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Na UBS do Parque do Horto, a exemplo de outras unidades, quem esteve nesta segunda-feira, pela manhã, em busca de algum atendimento, foi agradavelmente surpreendido na entrada com círculos de bexigas nas cores rosa e branca, propiciando um ambiente todo diferenciado. Débora Faleiros Chioca Vieira, do Departamento de Atenção Básica em Atendimento de Saúde, recomenda aos usuários que, apanhando o material de orientação, procure observar e seguir as orientações nele contidas, pois a prevenção consiste na melhor maneira de evitar a doença e complicações futuras.

Cuidados necessários – Uma das doenças mais temidas pelas mulheres devido a sua alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos, o câncer de mama pode se manifestar a qualquer instante, quando menos se espera. Daí, a recomendação do exame da mulher a partir dos 24 anos, levando-se em conta o histórico familiar de cada pessoa. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.

O histórico familiar é um dos fatores de risco, especialmente, se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. A idade constitui outro fator importante, havendo um aumento da incidência com o avanço da idade. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos). Na maioria dos casos, o câncer de mama é notado pelo surgimento de um nódulo indolor durante o autoexame ou exame médico, mas a mamografia é o método mais seguro para a obtenção do diagnóstico precoce.