Obra prejudica residências e assusta moradores em São José dos Campos


Há quase 20 dias moradores de um condomínio no bairro Campos de São José, na cidade de São José dos Campos, sofrem com uma obra em um terreno vizinho. A construção deixou o solo frágil e, depois de uma forte chuva, parte das casas desabou.

O fundo da casa de William Campos começou a ceder no último dia 19, em uma noite de muita chuva, e foi interditado pela Defesa Civil. O laudo diz que houve deslocamento das paredes e do piso e aponta que o problema foi causado por uma obra em um terreno atrás da casa, com desnível mais baixo e sem muro de arrimo. No documento, o engenheiro da Defesa Civil pede ainda apoio da fiscalização de obras para que os responsáveis providenciem um muro e reparos com urgência.

Mas, após 18 dias nada foi feito ainda. “Desde o dia 19 de dezembro só foi colocado os plásticos e mais nada. A princípio eles disseram que ia começar essa semana, só que não tem prazo porque nem material para fazer o muro de arrimo eles comparam ainda”, conta William.

Ao todo, oito casas da Rua Antônio Sudário Ferreira foram atingidas e interditadas parcialmente. A situação dos vizinhos de William é ainda mais crítica. Eles não têm mais quintal. Sobraram apenas escombros dos muros deles. Na casa de Rosa Gonçalves, há uma rachadura que já separa a parte que desabou da propriedade.


Ela monitora a rachadura todo dia. “A sensação é de medo, insegurança. Porque de repente da uma chuva, um vento. Quando chove eu fico com muito medo, principalmente do vento que bate no corredor. Até meu telhado desprendeu esses dias”, afirma a dona de casa.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Um dia após o desabamento, a obra ao lado não tinha placa com qualquer informação sobre o projeto, o engenheiro responsável e nem o nome da construtora. Agora já há placa, mas as máquinas estão paradas.

Um dos sócios da construtora afirmou que o muro de arrimo ainda não foi feito, porque aguarda a chegada do material que deve ocorrer ainda esta semana. Ele disse também que a placa com informações sobre a obra sempre existiu, mas que foi derrubada com a chuva de dezembro.

A prefeitura de São José dos Campos notificou a empresa para que corrija o problema em 15 dias. O prazo termina nesta quinta-feira (10). A empresa já adiantou que irá pedir para que ele seja prorrogado por mais 90 dias.


Fonte: G1