Moradores da Vila Tesouro, em São José dos Campos, estão com medo de ficar em casa. Eles dizem que uma obra vizinha está causando rachaduras e danificando a estrutura dos imóveis.
De acordo com os moradores, o problema começou há cerca de um ano por causa de uma obra que fica bem atrás das casas, na rua Cândido Neves. A trinca começou bem pequena, mas em pouco tempo aumentou e já está pelo muro todo. No quintal, os pisos estão soltando e surgiu um vão entre o chão e a parede dos fundos da casa. “Os problemas aqui começaram depois do início da obra no fundo da residência”, diz Nelson Gracioto.
Na casa dos vizinhos, o problema se repete. “Eu fico com medo da parede cair. Com uma criança de três anos em casa, como que eu faço?”, questiona Cícero dos Santos. O morador até comprou material para uma reforma, mas na situação em que os muros se encontram não vai conseguir. “O pedreiro me falou que se eu fizer a troca pode rachar tudo de novo. E aí vou perder dinheiro”, diz.
Paulo Nascimento chegou a fazer uma reforma na casa, mas ficou no prejuízo.”Logo depois que terminamos começou a abrir tudo de novo”, explica Nascimento, que reformou o cômodo há cinco meses.
A MRV, empresa responsável pela obra, informou por nota que realizou laudos técnicos nas casas e que está trabalhando para consertar os danos identificados.
A prefeitura de São José dos Campos informou que o empreendimento tem alvará de construção e que em 2011 notificou a empresa a construir um muro de arrimo na obra. O muro está sendo feito e a prefeitura diz que monitora o local constantemente.
O morador que tiver este tipo de problema pode chamar a Defesa Civil para pedir um laudo técnico. O telefone do órgão em São José dos Campos é o (12) 3925-6816.
Fonte: G1