Mudar é sempre bom. Para uma casa nova, melhor ainda. São José dos Campos tem muitas ofertas no mercado, ao todo são cerca de 6 mil novos empreendimentos. Uma média de 138 imóveis lançadas por dia entre novembro e fevereiro na cidade, de acordo com uma pesquisa da ACONVAP (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), mas os preços não caem.
Está sobrando imóveis novos em São José dos Campos. De novembro a fevereiro foram colocadas no mercado 16.746 unidades, entre lançamentos, casas e apartamentos em construção ou prontos. Desse total, 5587 ainda precisam ser comercializados. A oferta é 40% maior que no começo do ano passado. Segundo o presidente da ACONVAP, esses imóveis demoraram a ser aprovados pela prefeitura.
“Eles ficaram represados, então essa lei de transição fez com que esses empreendimentos fossem aprovados ao mesmo tempo e sendo colocados no mesmo tempo no mercado imobiliário”, explica o presidente da ACONVAP Cléber Córdoba.
Ele disse ainda que o mercado vai demorar dois anos para absorver essas unidades. Depois disso, o número de novos imóveis pode cair.
“A fase boa para o comprador é agora, nesses próximos meses ele tem uma disponibilidade de oferta por parte das construtoras e das imobiliárias muito grande. Mas isso a tendência é diminuir e acabar e se não houver uma alteração rápida na lei de zoneamento pode faltar imóveis na cidade em dois anos”, diz Cléber.
Tanta oferta significa que o comprador tem mais opção, não que os preços possam cair. Segundo a associação dos construtores eles continuam em alta. E quem está pesquisando imóveis já percebe que algumas áreas da cidade estão muito valorizadas.
É o caso de Júlia. Ela quer aumentar a família e por isso precisa se mudar do apartamento de dois dormitórios e ir para uma casa maior. De preferência na região sul, onde ela já mora. Mas a procura não está fácil.
“Os imóveis de três dormitórios na região sul está muito caro e se você acha por um preço acessível está muito velho, é encanamento, é parede, é portão, tudo que está caindo. Se você for mudar vai ser o preço de você comprar um imóvel mais novo”, conta a estudante Julia Fernandes Maia.
Sobre a afirmação do presidente da ACONVAP, de que é preciso haver uma mudança na lei de zoneamento para não faltar imóveis na cidade, a Secretaria de Planejamento Urbano de São José dos Campos informou que manteve, em 2011, a média de aprovação de grandes empreendimentos. Disse também que avalia novos loteamentos, com prédios, principalmente nas regiões leste, sul e oeste.
Fonte: VNews