NBB: São José vence o Flamengo e abre vantagem na série semifinal


O basquete masculino da cidade de São José dos Campos começou bem o confronto semifinal diante do líder do Novo Basquete Brasil (NBB), o Flamengo. Com a força de sua torcida, os joseenses venceram o time carioca, nesta terça-feira (14), por 80 a 72, e abriram 1 a 0 na série de playoffs decisivos. As equipes voltam a se enfrentar nesta sexta-feira (17), às 21h, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro.
O ala/pivô do São José, Jefferson William, foi o grande nome do jogo ao anotar 27 pontos. Além dele, o armador Fúlvio também foi destaque com um duplo-duplo de 17 pontos e 13 assistências, sendo que uma delas que já valeu para que ele completasse o milésimo (1.000º) passe decisivo da carreira no NBB.
“Aqui em São José, a gente consegue impor o nosso ritmo de jogo e foi isso o que aconteceu hoje. Foi uma vitória importante para jogarmos toda a responsabilidade para o Flamengo nos próximos dois jogos no Rio”, afirmou Fúlvio. “Ainda não tem nada ganho e precisamos manter o foco na série”, completou o jogador.
O jogo
Com o apoio  da torcida, que lotou o Ginásio Lineu de Moura, o São José começou a partida na liderança (8 a 6). O Flamengo, sem se intimidar com a pressão, atacou com tranquilidade e após cinco pontos seguidos do armador Kojo, deixou os torcedores apreensivos por alguns momentos.
Os cariocas chegaram a abrir seis pontos de vantagem no placar (16 a 10), mas os joseenses reagiram no final do primeiro período e baixaram a diferença para somente três (20 a 17).
O segundo quarto demorou para engrenar. O jogo ficou mais pegado na defesa e a tensão tomou conta das equipes. Nos primeiros cinco minutos do período, somente nove pontos foram marcados, sendo que sete foram de São José, que empatou a partida em 23 a 23.
A reação levantou a torcida da casa e colocou os joseenses de volta à liderança (34 a 30). Porém, um arremesso incrível do meio da quadra do ala do Flamengo, Duda, no estouro do cronômetro, deixou o time rubro-negro colado no marcador de novo (34 a 33).
O São José voltou inspirado para o terceiro quarto e com uma sequência de sete pontos consecutivos voltou a abrir boa vantagem no placar (41 a 33).
A resposta do Flamengo veio aos poucos. Com boa defesa e explorando a posse de bola no ataque, os cariocas encostaram e passaram a frente do placar com uma bandeja do pivô Caio Torres (51 a 50). O rubro-negro levou a liderança do jogo para o último quarto (55 a 52).
Emocionante o evento na cidade de São José dos Campos. Só assim pode-se definir o último período da partida. Os donos da casa novamente tiveram um melhor início e recuperaram a liderança após duas bolas de 3 pontos seguidas, uma de Jefferson William e outra de Dedé, e uma cesta seguida de falta do pivô Murilo (68 a 60). Ao som de “o caldeirão é nosso”, os joseenses rumavam à vitória do primeiro jogo da série semifinal.
No entanto, o Flamengo pressionou o time paulista até o último segundo. A diferença chegou a cair para três pontos nos momentos finais (74 a 71), mas o São José teve tranquilidade para fechar a disputa (80 a 72).
Calendário completo do confronto das semifinais do NBB 2012/2013*:
(1º) Flamengo 0 x 1 São José/Unimed (7º)
14/05 (terça-feira) São José 80 x 72 Flamengo
17/05 (sexta-feira) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas
19/05 (domingo) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas
23/05 (quinta-feira)** – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas
25/05 (sábado)** – Arena HSBC, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), às 21h45

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Fonte: G1