A Secretaria da Educação, através da Divisão de Alimentação Escolar, incluiu no cardápio de verão da merenda escolar, que terá início nesta quarta-feira, 14, mais uma fruta: a laranja, que favorecerá a ingestão de uma alimentação saudável e equilibrada. Essa novidade acompanha os objetivos do projeto Sabor Saudável que foi implantado nas escolas municipais, que orienta alunos e pais a ingerir uma alimentação equilibrada, substituindo alimentos de alto valor energético e sem benefícios para saúde humana, por alimentos ricos em nutrientes essenciais e fundamentais que resultará em um equilíbrio corporal, juntamente com a atividade física que eliminará os quilos extras.
Responsável pela alimentação escolar municipal e estadual, a Prefeitura guia de Franca, atualmente, distribui mais de 72 mil merendas ao dia. Atualmente a Divisão de Alimentação Escolar já fornece dois tipos de frutas: banana e a maçã. A previsão de consumo semanal de laranja será de aproximadamente 57 mil, o que equivale a nove toneladas semanais de laranjas. Segundo a nutricionista da Educação, Cláudia Regina Coneglian, a laranja é uma ótima fonte de vitamina C, importante para a absorção do ferro pelo organismo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
É excelente na prevenção de gripes e infecções, dá resistência a ossos e dentes, atua como um poderoso antioxidante. Além disso, seu bagaço – que deve ser consumido, pois é uma fibra vegetal – auxilia no funcionamento intestinal, obtendo uma função protetora e reguladora. “Estes benefícios vêm agregar o cardápio oferecido aos alunos da rede de ensino do município de Franca que é elaborado a proporcionar aos mesmos uma alimentação nutritiva, balanceada e incondicionalmente saudável”, explicou a nutricionista. De acordo com a diretora da Alimentação Escolar, Thaís Machado, a laranja fornecida aos alunos chegará às escolas já descascadas. As laranjas são descascadas com o uso de máquinas e embaladas á vácuo com uso de atmosfera modificada que mantém o produto 100% natural, preservando a sua qualidade, higiene e nutrientes. “As merendeiras apenas irão cortá-las ao meio para servir. E detalhe, elas serão mantidas sob refrigeração e servidas geladas, aguçando ainda mais o paladar dos alunos, além de ser de fácil consumo e saborosa”.
Cardápio de verão
Apesar do verão ainda não ter começado no Brasil, que será somente em Dezembro, a primavera está próxima e com ela, vem temperaturas mais elevadas. Por esse motivo, a secretaria de Educação volta a servir o cardápio de verão em todas as 74 unidades municipais, 54 estaduais, 45 creches, quatro entidades filantrópicas e seis projetos educacionais. A nutricionista Cláudia Regina Coneglian explicou que para a elaboração do cardápio de verão foi necessário incluir alimentos mais adequados para o clima dessa época. Entre os pratos servidos estão risoto de carne (com arroz, milho, cenoura e ervilha), macarrão a bolonhesa, iogurte de morango com flocos de aveia, leite com chocolate em pó, pão francês com carne ou salsinha e sucos. Mais informações pelo telefone 3711-9228, com Thaís Machado.
Fonte: Prefeitura de Franca