A Secretaria Municipal da Saúde de guia da cidade Franca confirmou nesta segunda feira (15), como meningite meningocócica a causa da morte de Amanda Aparecida Ferreira Figueira, de 5 anos. Ela foi atendida no Pronto Socorro Municipal e mandada de volta para casa.
Após algum tempo retornou em estado mais grave e morreu horas depois. Foi o terceiro caso desse tipo de meningite este ano em Franca, sendo a segunda morte. A família denunciou o caso à polícia, reclamando da demora no atendimento.
O secretário de Saúde diz que a princípio não vê falha no atendimento. A Santa Casa também se defende e diz que liberou a vaga no hospital minutos após ser acionada.
A menina foi levada a atendimento no PS Janjão por volta das 20h25 de sábado e depois de ser atendida foi liberada. A garotinha apresentava febre alta. Por volta de 4 da manhã, apresentando um quadro de febre de 40 graus, os familiares retornaram ao pronto socorro, onde foram realizados exames que constataram a suspeita da doença.
Diante disso, foi solicitada a internação da criança na Santa Casa de Franca, porém, familiares informaram que os atendentes do pronto socorro afirmaram não ter ambulâncias disponíveis para o transporte imediato. O avô da criança se prontificou a transportar a neta, mas não foi autorizado pelos médicos e funcionários, procedimento tido como correto por parte do secretário de Saúde do município, Alexandre Ferreira.
“Se temos um paciente com quadro de doença infecciosa, não podemos expor outras pessoas ao risco de contaminação”, afirmou o secretário.
A transferência de Amanda aconteceu às 10h20 e somente após às 14h de domingo, ela foi internada. Levada ao CTI (Centro de Tratamento Intensivo), a garotinha sofreu uma parada cardíaca e faleceu. Os pais da garota procuraram o plantão policial e registraram o
boletim de ocorrência de homicídio culposo (sem intenção).
Para o secretário de Saúde, a situação de atendimento no pronto socorro Doutor Janjão foi correta, “pois uma febre alta pode indicar várias doenças e assim que foi diagnosticada suspeita de meningite, ela foi encaminhada aà Santa Casa”, ressaltou Alexandre Ferreira.
Quanto a possível demora citada no boletim de ocorrência por parte da Santa Casa, o secretário afirmou não ter conhecimento do atendimento no hospital. Ainda ontem, familiares da criança
que tiveram contato direto com ela foram visitados por agentes da Secretaria de Saúde, onde receberam medicação para evitar a proliferação da doença, assim como colegas de escola da criança.
O corpo da pequena Amanda Aparecida Ferreira Figueira foi sepultado na tarde desta segunda feira. Este foi o segundo caso de morte por meningite meningocócica em Franca. Há aproximadamente quinze dias uma jovem de 20canos morreu vítima da doença.
A ocorrência registrada deverá ser encaminhada ao Distrito Policial da área, onde a Polícia Civil deverá abrir inquérito para apurar responsabilidades no caso.