Com a intenção de identificar todas as praças e áreas verdes da Estância Turística de Salto, o Departamento do Meio-Ambiente realizou um estudo que avaliou diversas questões envolvendo todos os 41 espaços municipais.
O trabalho executado pelos servidores do Departamento e coordenado pelo diretor do Meio-Ambiente, João De Conti Neto, diagnosticou a situação de cada um dos locais para que a Administração possa monitorar e propor as prioridades na manutenção.
Para que isso pudesse se tornar o documento com mais de 400 páginas entregue ao Executivo, os funcionários visitaram todos os locais para poder fazer a avaliação individual de cada espaço. Durante essa ação foram levantadas informações como, o nome do local, a situação, localização, vias de circulação, caracterização ambiental, os equipamentos instalados e a população atendida.
Junto a isso também foram avaliadas a acessibilidade para os usuários, o ano em que a praça ou área foi implantada ou reconstruída, a estrutura interna, a arborização, a faixa etária das pessoas que usam o local, a classe socioeconômica dos usuários, os eventos que o espaço recebe, a qualidade da manutenção e o nível da segurança pública. Junto com essas informações os funcionários fotografaram todas as áreas para que a identificação seja facilitada.
Ao todo foram avaliadas 41 áreas verdes, praça, centros de lazer na cidade de Salto, largos e centros de convivência.
Segundo o Diretor do Meio-Ambiente, nos seis volumes que integram o material, a Administração possui todas as informações para poder apresentar esses espaços aos representantes do setor privado que queiram adotar um local.
João De Conti Neto acredita que esse trabalho vai possibilitar que as áreas recebam atenção imediata assim que o problema seja identificado. Para que o trabalho de recuperação ou melhoria seja feito com maior qualidade, uma paisagista da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos será disponibiliza para auxiliar nas ações. “Quem quiser adotar uma praça ou área verde terá toda assistência. Nós identificamos que cada local tem a sua situação. Algumas estão impecáveis, principalmente aquelas que tem maior participação da população da região. É por isso que nós pedimos a colaboração da população para ajudar e também denunciar problemas e o vandalismo que muitas vezes atinge esses lugares”.
Quem quiser adotar uma praça ou área precisa entrar em contato com o Departamento do Meio Ambiente pelo telefone (11) 4029-6166.
Fonte: Prefeitura Salto