MEC oferece mais 3.400 vagas em São José dos Campos


Os interessados em fazer cursos técnicos gratuitos têm até 16 de setembro para se inscrever no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). São 3.460 vagas em quatro instituições de ensino de São José dos Campos. As inscrições devem ser feitas pela internet ou diretamente nas instituições de ensino.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e a novidade é que não é necessário ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se candidatar, mas é preciso ter o ensino médio completo.

Os cursos, com oferta de vagas nos turnos da manhã, tarde e noite, são de Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Meio Ambiente, Logística, Segurança do Trabalho, Informática para Internet, Informática, Automação Industrial, Manutenção e Suporte em Informática, Radiologia, Farmácia, Enfermagem, Eletromecânica e Telecomunicações.

As instituições credenciadas são o SENAC, Faculdade de Tecnologia IBTA (campus Jardim Esplanada 2), Colégio Tableau (Jardim Satélite) e a Etep (Esplanada e Satélite). Elas foram avaliadas pelo Mec e apresentaram indicadores positivos.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Para a inscrição é necessário apresentar a seguinte documentação: certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade (RG) ou de trabalho, o CPF, uma foto 3×4 recente, o título de eleitor (com o comprovante de votação) e comprovante de residência.

Após a inscrição on-line, o candidato terá prazo de dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino escolhida. O não comparecimento dentro do prazo cancelará automaticamente a inscrição.

Sisutec

As vagas são remanescentes da primeira edição do Sisutec, realizada desde o início do mês de agosto em todo o país. Em São José, inicialmente foram abertas mais de 12 mil vagas. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. Os cursos mais procurados foram os de técnicos em segurança do trabalho, em informática e enfermagem. A preferência foi por aulas no período noturno.