Eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições podem perder o título de eleitor se não regularizarem a situação até o dia 25 de abril.
Se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, são contadas duas eleições para efeito de cancelamento.
Região
No Alto Tietê, são 10.753 pessoas nesta situação. O município com maior percentual de eleitores nesta situação é na cidade de Suzano, com 1,1% dos eleitores com irregularidades. São 2.150 pessoas, das 195.421 que votam na cidade.
Para regularizar a situação, os eleitores devem comparecer ao cartório com um documento com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
A relação de eleitores que podem ter o título cancelado fica disponível nos cartórios para consulta, mas também é possível fazer a checagem pela internet.
A Justiça Eleitoral informou que não vai fazer nenhum tipo de notificação ao eleitor.
Quem não regularizar a situação a tempo de evitar o cancelamento do registro pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e certos tipos de empréstimos e inscrição.
O Tribunal Regional Eleitoral disponibiliza dois telefones para tirar dúvidas: 148 e 3130-2100.
Cartório Eleitoral na cidade de Ferraz de Vasconcelos
– Ferraz de Vasconcelos
401ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Antônio Trevisani, 93, Centro
Informações: 4676-2387 e 4678-8072
Atendimento: das 9h às 16h
Fonte: G1